Cidades

Coronavírus: Mais de 200 pessoas são testadas em drive-thru de Águas Claras

Moradores da Região e do Plano Piloto realizam testes em massa nesta terça-feira (21/4)

Correio Braziliense
postado em 21/04/2020 12:19
Testes começaram em Águas Claras e Plano Piloto. Regiões tem mais casos confirmados de coronavírus Começou, na manhã desta terça-feira (21/4), os testes em massa para identificar pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Moradores do Plano Piloto e de Águas Claras saíram de casa cedo para fazer os exames. Ao longo da manhã, as filas de carro se estendiam por pontos de teste estabelecidos pela Secretaria de Saúde, como o estacionamento da Unieuro, em Águas Claras. No local, foram realizados mais de 200 exames, das 8h30 às 11h30. A meta é alcançar mil diagnósticos, somente neste posto, até o fim do dia.

Uma mistura de apreensão, expectativa e alívio foi constatada em parte da população. O servidor público Plínio de Melo, 50 anos, achou positiva a possibilidade de saber se está ou não infectado. “Há duas semanas tive sintomas como febre e falta de ar. Então, aproveitei para fazer o teste, já que ainda me sinto um pouco ofegante em alguns momentos. Pode ser ansiedade. Mas resolvi fazer pra acabar com a dúvida", afirma.
 
"A medida de testar a população é boa porque tem muita gente que pode estar com o vírus sem saber e pode acabar passando para outras pessoas”, disse o morador de Águas Claras, que passou cerca de 40 minutos na fila. Segundo a Secretaria de Saúde, inicialmente, cerca de 100 mil análises serão feitas na população é apenas pessoas com sintomas de gripe, incluindo febre, poderão fazer o teste. 

O governo optou por iniciar os exames em maior escala, justamente, nas duas regiões administrativas que  apresentam os maiores números de Covid-19, no Distrito Federal. O Plano Piloto reúne 195 pessoas diagnosticadas com a enfermidade, 24% do total de casos. Águas Claras, segundo lugar no ranking, aparece com 85 registros, ou seja, 10,5% dos registros. As informações constam no boletim mais recente da Saúde local.

Testes

A dinâmica do drive-thru foi adotada com o objetivo de evitar aglomerações e reduzir a possibilidade de transmissões, como feito no início da campanha de vacinação contra a gripe, quando os idosos eram o alvo. Enfermeiros iniciam o processo com um cadastro, onde colhem dados como nome, endereço, CPF e telefone da pessoa. As informações são utilizadas para basear, dentre outras coisas, as estatísticas sobre os casos de coronavírus no DF.

Após o cadastro, a pessoa segue para a medição de temperatura, feita pelo Corpo de Bombeiros (CBMDF), com o auxílio de câmeras térmicas. Nesta etapa, os militares verificam se a pessoa está com febre ou com outros sinais de Covid-19. 
 
Caso haja sintomas da doença, a pessoa segue para a testagem. No teste sanguíneo, uma gota de sangue é coletada. O exame é similar aos testes de glicemia realizados com frequência por diabéticos. A partir desta gota de sangue, é possível detectar a presença de anticorpos contra o c oronavírus. Neste caso, o resultado sai em cerca de 30 mintuos.
  
Outro tipo de exame realizado é o swab, onde os profissionais de saúde coletam um material da garganta e do nariz do pessoa, com uma espécie de cotonete. O resultado desta testagem é analisada, em laboratório, e o resultado sai em até 48 horas, após ser liberado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF).
 
Durante a testagem nos drive-thrus, pessoas com resultados positivos são orientadas a ficarem isoladas, em casa, caso estejam assintomáticas. Já as pessoas com sintomas recebem um laudo com a comprovação do contágio e, em seguida, são encaminhadas à Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência das regiões onde moram.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags