Cidades

Covid-19: idosos chegam ao Brasília Palace Hotel para hospedagem solidária

Programa social do GDF em parceria com a rede hoteleira recebe primeira centena do público-alvo, nesta quarta-feira (22/4)

Correio Braziliense
postado em 22/04/2020 08:52
Os primeiros participantes do programa Sua Vida Vale Muito - Hotelaria Solidária chegaram ao Brasília Palace Hotel, na manhã desta quarta-feira (22/4). Ao todo, 100 idosos serão levados para o hotel, ao longo do dia. De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), o programa vai atender até 300 hóspedes temporários no total. 

A iniciativa do Governo do Distrito Federal, em parceria com a rede hoteleira, oferece hospedagem a pessoas com 60 anos ou mais que se encontrem em vulnerabilidade social, sob risco de contaminação, e busquem medidas de proteção contra a Covid-19. A estadia pode durar até três meses.

Os requisitos para participar do programa foram publicados na segunda-feira (20/4), em Portaria, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). Entre as condições estabelecidas estão: ter 60 anos ou mais; residir no Distrito Federal; morar em domicílio onde não seja possível o isolamento domiciliar e/ou estar compartilhando moradia com pessoas infectadas ou suspeitas de infecção pelo coronavírus – condição que impossibilita o isolamento social.

Os contemplados também precisam estar enquadrados na situação de baixa renda e cadastrados nos programas sociais do governo. Além disso, é necessário ter a capacidade de autocuidado e autonomia para locomoção, assim como realizar a própria higiene pessoal e desenvolver, sem dificuldades e sem ajuda, todas as atividades de vida diárias. Não podem ser recebidas pessoas que apresentarem febre ou sintomas respiratórios compatíveis com a Covid-19, além de pessoas com diagnóstico positivo da doença.

A inscrição deve ser feita por meio de preenchimento e envio de formulário de cadastro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefones: 3213-0742, 3213-0764 e 99126-9102. Toda sexta-feira será feita a seleção dos participantes, que serão contatados por e-mail, telefone ou via endereço. 

Chegada


Na chegada ao hotel, os idosos passam por um protocolo elaborado pela Sejus, juntamente com a Secretaria da Saúde, que inclui a assinatura de termo de responsabilidade. Em seguida, os hóspedes temporários realizam o check-in. A cada sete dias, os contemplados serão testados para Covid-19.

Durante o período de estadia, haverá oficinas ao ar livre, e todos os funcionários terão monitoramento médico. O número de quartos a serem utilizados vai depender do perfil dos idosos – unidades individuais ou para casais.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags