Cidades

Paróquia comemora Dia de São Jorge pelas redes sociais

Fiéis são recebidos um a um para evitar aglomerações. Procissão que acontecia há 15 anos foi adiada

Por causa da pandemia do coronavírus no Distrito Federal, as comemorações pelo Dia de São Jorge foram diferentes nesta quinta-feira (23/4), na Paróquia São Jorge e Santo Expedito, em Taguatinga Norte. 

Todos os anos, a paróquia realiza uma campanha com sete missas nas sextas-feiras anteriores ao Dia de São Jorge. Na data, comemorado todo 23 de abril, ocorre uma procissão na Avenida Hélio Prates, Missa campal e show com quermesse. No entanto, por causa das medidas de isolamento para enfrentar a pandemia do coronavírus, a programação teve que ser readaptada e a procissão, adiada. 

A comemoração será por meio de transmissão ao vivo, em honra a São Jorge, nas redes sociais da paróquia. A live será a partir das 19h, na página do Facebook da Paróquia e no Instagram do Padre Ribamar. “Para nós é muito estranho comemorar dessa forma, sinto uma angústia. A dor que a gente sente é muita”, afirmou o padre Ribamar, 51, que está há quase 19 anos na mesma paróquia. 

Saiba Mais

Este ano, devido à quarentena, a igreja está aberta até as 21h com controle de quantidade de fiéis para evitar aglomerações, o padre Brasil está atendendo as confissões e realizando direcionamentos, com disponibilização de álcool em gel. De acordo com a organização, assim que passar a quarentena a paróquia irá realizar uma procissão para comemorar o dia de São Jorge mesmo fora da data.

Quem foi São Jorge 


São Jorge pertenceu a um grupo de militares do imperador romano, Diocleciano, que liderava as perseguições anticristãs na época. No entanto, Jorge que também se tornou cristão, defendia sua fé e as pessoas que também seguiam o cristianismo. Ele foi morto em 23 de abril de 303 por não renunciar ao cristianismo. Ele ficou conhecido pelo episódio lendário em que, protegido pela Cruz, mata o dragão que devorava as pessoas: símbolo de fé que triunfa sobre o mal.

Além disso, São Jorge é padroeiro dos cavaleiros, soldados, escoteiros, esgrimistas e arqueiros. É invocado ainda contra a peste, a lepra e as serpentes venenosas. Jorge é um dos santos mais populares no catolicismo, tanto na Igreja Católica Romana e na Igreja Ortodoxa como também na Comunhão Anglicana.

“São Jorge é conhecido como um grande mártir, ele se tornou muito respeitado por não renunciar à fé no cristianismo. Ele protegeu os cristãos de sua época. Em Brasília, nossa paróquia é devota há 15 anos”, explicou padre Ribamar. De acordo com o pároco, o santo é, ainda, considerado popular porque opera milagres extraordinários, “o santo do povo”, disse. 

* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer