Cidades

Paróquia comemora Dia de São Jorge pelas redes sociais

Fiéis são recebidos um a um para evitar aglomerações. Procissão que acontecia há 15 anos foi adiada

Thalyta Guerra*
postado em 23/04/2020 13:31
Paróquia mantém porta aberta, mas com número controlado de visitantesPor causa da pandemia do coronavírus no Distrito Federal, as comemorações pelo Dia de São Jorge foram diferentes nesta quinta-feira (23/4), na Paróquia São Jorge e Santo Expedito, em Taguatinga Norte.

Todos os anos, a paróquia realiza uma campanha com sete missas nas sextas-feiras anteriores ao Dia de São Jorge. Na data, comemorado todo 23 de abril, ocorre uma procissão na Avenida Hélio Prates, Missa campal e show com quermesse. No entanto, por causa das medidas de isolamento para enfrentar a pandemia do coronavírus, a programação teve que ser readaptada e a procissão, adiada.

A comemoração será por meio de transmissão ao vivo, em honra a São Jorge, nas redes sociais da paróquia. A live será a partir das 19h, na página do Facebook da Paróquia e no Instagram do Padre Ribamar. ;Para nós é muito estranho comemorar dessa forma, sinto uma angústia. A dor que a gente sente é muita;, afirmou o padre Ribamar, 51, que está há quase 19 anos na mesma paróquia.

[SAIBAMAIS]Este ano, devido à quarentena, a igreja está aberta até as 21h com controle de quantidade de fiéis para evitar aglomerações, o padre Brasil está atendendo as confissões e realizando direcionamentos, com disponibilização de álcool em gel. De acordo com a organização, assim que passar a quarentena a paróquia irá realizar uma procissão para comemorar o dia de São Jorge mesmo fora da data.

Quem foi São Jorge


São Jorge pertenceu a um grupo de militares do imperador romano, Diocleciano, que liderava as perseguições anticristãs na época. No entanto, Jorge que também se tornou cristão, defendia sua fé e as pessoas que também seguiam o cristianismo. Ele foi morto em 23 de abril de 303 por não renunciar ao cristianismo. Ele ficou conhecido pelo episódio lendário em que, protegido pela Cruz, mata o dragão que devorava as pessoas: símbolo de fé que triunfa sobre o mal.

Além disso, São Jorge é padroeiro dos cavaleiros, soldados, escoteiros, esgrimistas e arqueiros. É invocado ainda contra a peste, a lepra e as serpentes venenosas. Jorge é um dos santos mais populares no catolicismo, tanto na Igreja Católica Romana e na Igreja Ortodoxa como também na Comunhão Anglicana.

;São Jorge é conhecido como um grande mártir, ele se tornou muito respeitado por não renunciar à fé no cristianismo. Ele protegeu os cristãos de sua época. Em Brasília, nossa paróquia é devota há 15 anos;, explicou padre Ribamar. De acordo com o pároco, o santo é, ainda, considerado popular porque opera milagres extraordinários, ;o santo do povo;, disse.

* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação