Cidades

Sistema penitenciário do DF tem 222 casos de coronavírus e 25 curados

Número de recuperados cresce e casos confirmados caem, mas sistema registra caso grave de policial penal e atenção especial no Hran com detento com comorbidades

Correio Braziliense
postado em 30/04/2020 20:16
Segurança Pública destaca que oito presos foram diagnosticados antes de ter contato com outros detentosO novo boletim da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) mostrou um aumento no número de pacientes recuperados do novo coronavírus e uma ligeira queda no dado de contaminados. A pasta informou que monitora 222 casos de infecção entre detentos e servidores e que registra 25 recuperados da doença, dados computados até às 17h desta quinta-feira (30/4). 

O número de casos positivos caiu entre os dois últimos boletins. Eram 223 ontem. Contraprovas realizadas, casos curados e novos registros deixam o número dinâmico. Do total, são 153 pessoas contaminadas entre os detentos. “Oito deles foram diagnosticados assim que chegaram ao CDP. Eles cumpriam quarentena e foram testados antes de dividirem as celas com os demais internos, o que comprova a importância do período de isolamento de 14 dias como medida preventiva. A iniciativa foi adotada antes mesmo da identificação dos primeiros casos da Covid-19 no ambiente carcerário”, informou a SSP, em nota.

Há ainda 69 infecções entre policiais penais. Um servidor está em estado grave, na unidade de terapia intensiva (UTI) de um hospital particular do DF. A Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe) afirmou que “ainda não recebeu informações consolidadas sobre o atual quadro clínico do servidor”.

A secretaria publica diariamente o boletim com uma lista de ações de prevenção e controle da doença que foram tomadas nas últimas semanas, como a utilização de dois blocos dos novos Centros de Detenção Provisória (CDPs), com 400 vagas, para o tratamento e a quarentena de presos, e o contato dos advogados com os clientes por videoconferência, por exemplo. 

Também nesta quinta-feira, a Vara de Execuções Penais do DF (VEP) informou que as equipes de saúde de cada unidade prisional têm realizado monitoramento constante da população carcerária. A VEP ressaltou ainda que “diversas providências foram adotadas pelos órgãos responsáveis, como a separação dos presos idosos, gestantes e lactantes, a ampliação do horário de trabalho das equipes de saúde e estabelecimento de plantão aos finais de semana”, entre outras medidas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags