Cidades

Conheça casais do DF que disseram 'sim' mesmo durante o período de pandemia

Apesar das medidas de prevenção à proliferação do coronavírus e das tristes notícias relacionadas à Covid-19, Casais invertem a narrativa e se casam durante o período de pandemia

Correio Braziliense
postado em 03/05/2020 06:00
Paloma e Leonardo precisaram adiar os planos para a festa, a viagem de lua de mel e a despedida de solteiro, mas fizeram questão de oficializar a união em cartórioSem aliança, poucos preparativos, nada de salão de beleza, nem a presença física de amigos e familiares ou do almoço ou o jantar para celebrar a união. O bancário Leonardo Barbosa, 29 anos, e a jornalista Paloma Conde, 27, estiveram juntos no cartório. Por alguns minutos, nada de Covid-19 e nada de pandemia. Só o amor. Era 24 de abril e, diante de um Juiz de Paz, o casal oficializou a união de oito anos. “Em meio à quarentena, uma coisa boa aconteceu: casamos. Não teve a festa que planejamos, nem família e amigos presentes e nem vai ter a sonhada viagem de lua de mel, mas teve nós dois”, escreveu o noivo nas redes sociais.

De acordo com portaria de 13 de abril de 2020, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), a cerimônia de casamento civil pode ser realizada desde que, previamente informados, os interessados aceitem que, no ato da celebração, estejam fisicamente presentes apenas os noivos e as testemunhas, sem prejuízo da transmissão, em tempo real, por meio virtual, para outras pessoas. Caso haja mais de um casamento na mesma data, os oficiais devem zelar para que haja um intervalo mínimo de uma hora entre as cerimônias.

Paloma brinca que é a rainha do casamento e que, durante mais de um ano de noivado, planejou todos os momentos e todas as etapas de acordo com o gosto e o estilo dos dois. “Esperei tanto por isso, mas, quando chegou a minha vez, vem o apocalipse”, conta, aos risos. Os dois organizaram chá-bar, realizaram ensaio fotográfico e prepararam uma despedida de solteiro — que, inclusive, entrou no pacote de adiamentos. “Eu ia para o Rio de Janeiro com as madrinhas, e o Leo, para Florianópolis com os padrinhos, agora em abril, Mas deixamos para setembro”, acrescenta a jornalista.

Apesar das medidas de prevenção à proliferação do coronavírus e das tristes notícias relacionadas à Covid-19, Casais invertem a narrativa e se casam durante o período de pandemiaA cerimônia religiosa estava marcada para ontem. No dia seguinte, os recém-casados embarcariam rumo à sonhada viagem pela Itália. “O civil, a gente marcou para umas semanas antes, 24 de abril. Mas, quando estourou a pandemia, tudo mudou de uma hora para a outra. Em março, ainda achávamos que aconteceria como o planejado. No último fim de semana antes do isolamento total, chegamos a ir para Goiânia entregar uns convites. Mas, na segunda, o governador prolongou a quarentena e percebemos que não seria possível. Além de tudo, minha irmã mora nos Estados Unidos e o voo dela passaria por Nova York”, conta Paloma.

Preocupados, ela e o noivo entraram em contato com cada um dos fornecedores da cerimônia e optaram por adiar a celebração para outubro. “O civil, achamos que não ia acontecer, porque o cartório, em um primeiro momento, falou que estava tudo cancelado”, relembra. Uma semana antes do dia 24, contudo, os dois receberam um e-mail questionando se gostariam de manter a data para oficializar a união, desde que só os noivos, com as duas testemunhas. “Topamos na hora. Não sabíamos quando seria possível voltar ao normal. Adoramos a ideia”, comenta.

Para ninguém ficar de fora, o casal montou duas reuniões em um aplicativo de transmissão on-line — uma para os amigos e outra para a família — e, ao lado das testemunhas escolhidas por eles, assinaram os papéis. Até a maquiagem desejada virou realidade depois de uma aula virtual de duas horas e meia com a maquiadora que ajudou Paloma. “Na hora, é uma frustração. Mas vimos que foi a melhor decisão a ser tomada. Não tem como descrever o momento. Para a gente, foi emocionante, e acho que, ainda assim, o religioso vai ser mais, porque é diferente. O civil foi muito legal, todo mundo acompanhando virtualmente, nos sentimos amados. Muita gente comentou que o amor supera tudo”, finaliza a noiva.

Laço reforçado

A troca de alianças também ficou para depois no caso da pedagoga Alice Rabello, 31, e do dentista Fernando Bueno Baptista, 43. A brasiliense e o paulista enfrentaram cinco anos de namoro a distância e, há dois, moram juntos na capital federal. “Em meio a esse tanto de notícia ruim, vendo vários casais falando em separação neste período de quarentena e a gente, pelo contrário, melhor ainda, dando certo, pensamos em ter uma boa notícia. Então, sentamos e marcamos para oficializar a união estável com duas semanas de antecedência”, conta Alice.

Morando juntos há dois anos, após cinco de relacionamento a distância, Alice e Fernando resolveram ter uma boa notícia no isolamento e, então, se casaramDe máscara de proteção e sem avisar amigos e familiares, os dois foram até o Cartório Asa Norte — 4º Ofício de Notas do Distrito Federal — e assinaram os papéis em 28 de abril. “Só avisei para todo mundo depois de acontecido. Aí comentaram que a gente era maluco, mas que era algo incrível, uma boa notícia no meio disso tudo, que nós dois combinamos muito”, descreve a pedagoga. A foto tirada na saída da cerimônia será emoldurada. “Tipo aquela história: se sobrevivemos a este período, poucas coisas podem nos derrubar. Meio maluco, né? Mas se pensar demais, nada sai na vida. Nos somos assim, se concordamos, vamos!”, brinca Alice.

É justamente a graça, o humor e o jeito leve que a pedagoga imprime na voz que também guarda o segredo do relacionamento. “Ambos somos bem-humorados. Se não tiver humor, não tem jeito. A gente briga, mas na mesma hora, ri. Respeitamos muito os nossos espaços”, afirma Alice. Diante do Juiz de Paz e do noivo, a pedagoga lembra que sentiu alegria e segurança. “Era realmente esse relacionamento. Estava firmando algo que lá atrás a gente ficava meio inseguro, mas agora, não”, pontua. Depois do cartório, o casal comprou uma refeição para celebrar em casa a união, enquanto não podem reunir a família para comemorar.

Casais pioneiros 

Em Belo Horizonte, a cerimônia de Heloísa Helena Galeno Coutinho, 40, e Welton Adriana de Souza, 36, saiu do status de cancelada para uma das mais comentadas na mídia mineira. O casamento civil dos dois foi o primeiro a ser realizado por videoconferência em Minas Gerais. O Juiz de Paz estava no cartório de Registro Civil do Barreiro, na capital mineira, e os noivos e as testemunhas na igreja que frequentam. Pioneiros, Heloísa e Welton fazem parte de um projeto-piloto, detalhado na portaria nº 6.045, da Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais.

“O nosso casamento estava marcado para 4 de abril, mas tudo o que a gente planejou foi por água abaixo. Todos os casamentos foram cancelados e não tinha previsão de novas datas. Logo pensei que este ano não daria para casar mais”, relembra o noivo. Com muita insistência, o cartório fez a proposta da cerimônia via videoconferência e o casal aceitou a novidade. “A gente ficou bem ansioso e, ao mesmo tempo, nervoso com a situação. Mas achamos legal a ideia de ter o vídeo, a assinatura digital”, detalha Welton.

O casamento de Heloísa Helena e Welton, primeiro por videoconferência em Minas Gerais, ficou famoso no estadoJuntos há quase um ano, os mineiros fizeram um planejamento para que tudo seguisse como uma gestação. Depois de algumas decepções amorosas, Welton 
e Heloísa se encontraram e se uniram no que agora representa uma união estável. “Desde o momento em que o cartório deu a proposta, comunicamos a família, falamos do vídeo, mas, diante da repercussão, que a gente não imaginava que ia acontecer, virou uma explosão de emoções”, comento o noivo.

“Deu um nervoso e um frio na barriga. Ficamos preocupado se daria tudo certo, nos mínimos detalhes. Ao mesmo tempo que ficamos tristes de não poder compartilhar com toda a família, de receber os cumprimentos, tem sido algo extraordinário e pessoas que moram no Rio de Janeiro, no Paraná, vão poder assistir ao casamento”, completa. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Foto: Arquivo Pessoal
  • Foto: Arquivo Pessoal
  • O casamento de Heloísa Helena e Welton, primeiro por videoconferência em Minas Gerais, ficou famoso no estado
    O casamento de Heloísa Helena e Welton, primeiro por videoconferência em Minas Gerais, ficou famoso no estado Foto: Arquivo Pessoal

Tags