Cidades

Liberação de carros apreendidos será retomada pelo Detran-DF na segunda

Atendimento será por e-mail e a entrega do veículo ocorrerá em dia e horário agendados

Correio Braziliense
postado em 13/05/2020 17:28
Detran-DF retoma liberação dos veículos apreendidos na segunda-feiraO Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá retomar, a partir da próxima segunda-feira (18/5), o serviço de liberação dos veículos apreendidos e que se encontram nos depósitos da Asa Norte, Taguatinga e Gama. Todo o processo será realizado por e-mail e apenas a entrega será efetuada presencialmente com atendimento pré-agendado. 

A mudança no atendimento visa atender ao cidadão sem comprometer as medidas de segurança definidas pela Secretaria de Saúde em razão da pandemia de Covid-19. O intuito é proteger tanto a população quanto os servidores da autarquia dos riscos de contaminação pelo novo coronavírus.

Saiba Mais

O proprietário ou representante legal que queira iniciar o processo de liberação deve encaminhar um e-mail para o depósito em que o veículo se encontra:


DVA Brasília: liberacaodvabrasilia@detran.df.gov.br


DVA Taguatinga: liberacaodvatagua@detran.df.gov.br


DVA Gama: (liberacaodvagama@detran.df.gov.br


No e-mail, o solicitante receberá uma resposta automática contendo todas as instruções para a liberação, como a forma para digitalizar os documentos utilizando o celular e o passo a passo para emitir os boletos, realizar os pagamentos e regularizar a situação do veículo.

O processo ocorrerá em duas fases: a análise documental, onde todos os documentos digitalizados serão conferidos por um servidor. Com tudo certo, será feita uma análise financeira, com a verificação se ainda há algum débito em aberto, além do cálculo de todas as taxas de depósito a serem pagas. O proprietário terá um  prazo definido para pagar o boleto com todas as custas.

Só poderá agendar o atendimento para retirada do veículo, após quitar todos os débitos. No momento da liberação, a pessoa deverá levar todos os documentos originais enviados na fase da análise documental.

Para o diretor-geral da autarquia, Zélio Maia, esse modelo de atendimento é vantajoso para o cidadão. “Que poderá fazer todo o processo de casa sem se expor aos riscos de contágio (da covid-19) e ainda economizar tempo, pois fará um único deslocamento até o Detran apenas no dia de retirar seu veículo”, ressalta.


Diárias

Todas as diárias entre 18 de março e 24 de maio não serão cobradas, em razão do período em que o atendimento ficou suspenso. A partir de 25 de maio, retoma-se a contagem das diárias para efeito de cobrança.

Após a análise documental e financeira, a contagem das diárias ficará suspensa até a data de entrega do veículo pelo Detran. No entanto, caso o proprietário não retire o veículo no dia e horário marcados, o valor será contabilizado enquanto não houver um novo agendamento de retirada.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags