Cidades

Sinpol-DF alerta sobre o aumento dos casos de coronavírus na carceragem

Em reunião, representantes do sindicato pediram maior atenção aos cuidados de higiene e mais distribuição de EPis

Correio Braziliense
postado em 14/05/2020 11:34
 O sindicato quer medidas como higienização e fornecimento de equipamentos de proteção individual para conter a contaminaçãoO Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF) demonstrou preocupação sobre o crescimento dos casos de coronavírus na carceragem da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Na última semana, três policiais civis e dois presos testaram positivo para o coronavírus na Divisão de Controle e Custódia de Presos (DCCP). 

Em reunião com o diretor-geral da PCDF, Robson Candido, e com o secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, o sindicato conversou sobre os casos entre outros temas. Os diretores do sindicato pediram maior atenção aos cuidados com a higiene e mais distribuição de Equipamentos de Proteção Individual, os EPIs.

Saiba Mais

Além disso, o sindicato quer a extensão da hospedagem em rede hoteleira conveniada aos policiais civis do DF, dentro do acordo que foi firmado recentemente pelo GDF. A preocupação dos policiais civis está em não contaminar suas famílias, uma vez que precisam sair todos os dias de casa para trabalhar, enquanto seus familiares estão em quarentena. 

Os dirigentes do Sinpol
 também reivindicaram que os serviços de limpeza e higienização da unidade aconteçam com mais frequência, além do aumento do quadro de funcionários que prestam esse serviço. A PCDF modificou o contrato de serviços terceirizados de limpeza, alocando funcionários em razão da metragem da unidade policial. No entanto, por sua característica específica, a DCCP possui uma maior densidade de ocupação demográfica em razão dos presos. 

A diretoria do Sinpol-DF entregou também, na última terça-feira (12/5), mais um kit com duas máscaras em tecido aos policiais civis filiados lotados na DCCP. Já haviam sido entregues duas máscaras de tecido, a cada servidor, há cerca de 15 dias. Também foram entregues dez litros de álcool em gel para contribuir com a higienização. Houve ainda a cobrança de uma maior distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras luvas e macacões.

A unidade recebe todos os presos do Distrito Federal, antes de serem encaminhados ao Sistema Penitenciário, no Complexo da Papuda. No local trabalham cerca de 140 policiais civis em sistema de plantão e de expediente. Diariamente, são cerca de 50 presos por dia, chegando a ficar com mais de 200 presos confinados durante a semana, antes de serem removidos ao complexo da Papuda.

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags