Correio Braziliense
postado em 18/05/2020 09:40
A partir desta segunda-feira (18/5), a Secretaria DF Legal vai começar a aplicar multas de pelo menos R$ 2 mil em quem for encontrado andando sem máscara. Pensando em conscientizar e alertar, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) reproduzirá, com o sistema de áudio de suas viaturas, uma mensagem de orientação à comunidade.
A informação será repercutida pelas guarnições de socorro, sem prejuízo aos atendimentos das ocorrências diárias. A CBMDF acrescentou que a medida s eráfeita por todas as unidades, e as equipes também acompanharão as ações de conscientização das administrações regionais.
Uso obrigatório
O uso da máscara é obirgatório nas vias públicas, estabelecimentos comerciais e transporte coletivo. A medida é uma das determinações do governo local para conter as contaminações pelo novo coronavírus. Decreto publicado no último sábado (16/5), no Diário Oficial do DF (DODF), prevê também multa de R$ 4 mil para estabelecimentos que descumprirem a medida.
A máscara é uma medida adicional para a proteção de quem precisa sair de casa, segundo o infectologista Gilberto Nogueira, da Rede D’Or São Luiz. “O uso obrigatório das máscaras não muda em nada a necessidade de manter as medidas de distanciamento social. Para as pessoas contaminadas, ela ajuda como barreira física e diminui a transmissão para as sadias. Quando essa pessoa contaminada fala, tosse ou espirra, as gotículas produzidas se prendem ao tecido, diminuindo muito a disseminação para o ambiente”, explica.
Em relação ao tecido, a orientação é usar panos de algodão ou mistura com elastano, TNT e outros. “É importante ter pelo menos duas camadas. Existe estudo demonstrando que quanto mais dobras de tecido, maior a eficiência”, detalha.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.