Cidades

Campanha on-line pede doação de leite materno: estoques estão baixos no DF

O Banco de Leite Humano do DF está com um déficit de 11% nos estoques. Campanha que começa nesta segunda-feira (18/5) tem o objetivo de incentivar doações

Correio Braziliense
postado em 18/05/2020 11:26
A partir de terça-feira (19/5), cada banco de leite vai fazer uma live temáticaA Semana Distrital de Doação de Leite Materno começa nesta segunda-feira (18/5). Entretanto, em virtude da pandemia do novo coronavírus, a campanha terá uma novidade: as atividades serão realizadas a distância, através da internet. Atualmente, o Banco de Leite Humano do DF está com um déficit de 11% nos estoques.
 
A queda nas doações de leite ocorreram em função do contexto de pandemia e de isolamento social. “O objetivo dessa Semana Distrital de Doação de Leite Materno é incentivar as mulheres que amamentam a se tornarem doadoras de leite materno”, pontuou o secretário de Saúde, Francisco Araújo. O secretário fez um apelo para que as mulheres voltem a doar e a participar da campanha Eu divido o meu leite.
 
A abertura da Semana Distrital será por videoconferência da Rede Universitária de Telemedicina (Rede Rute) e, a partir de terça-feira (19/5), cada banco de leite vai fazer uma live temática para as redes sociais do Amamenta Brasília. Através de uma parceria com a Fábrica Social, a Secretaria de Saúde vai entregar uma camiseta infantil para cada mãe doadora de leite materno com a frase “Eu divido o meu leite”. 

De acordo com Miriam Santos, coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano do DF, trata-se de uma lembrança para os bebês, como forma de agradecimento pelo gesto voluntário. “Partilhar o leite é o primeiro ato de solidariedade da criança, que está dividindo seu alimento e ajudando outros bebês. Em 2019, a nossa coleta foi bem menor comparada ao ano de 2018. Em 2020, devido à pandemia, houve uma queda na doação de leite materno. Precisamos sensibilizar as mulheres para doarem”, disse.

Por meio de uma colaboração entre a Secretaria de Saúde e o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), as mulheres podem doar o leite materno sem se preocupar com o transporte. “São 30 anos de parceria e esse é um trabalho essencial para o sucesso do nosso trabalho”, destaca Miriam.

Atendimento

Os bancos de leite têm realizado atendimento com horário marcado, por WhatsApp, através de videochamadas. No entanto, quem chega no local, mesmo sem horário marcado, tem sido atendido. Para doar leite, as interessadas devem ligar no telefone 160 – opção 4. A Semana Distrital de Doação de Leite Materno faz parte do calendário institucional do Governo do Distrito Federal.
 
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags