Cidades

Papuda registra primeira morte de preso por covid-19

O interno era lotado na Penitenciária o Distrito Federal I (PDF I) e estava internado no Hospital Regional da Asa Norte (Hran)

Darcianne Diogo
postado em 19/05/2020 14:35
O interno era lotado na Penitenciária o Distrito Federal I (PDF I) e estava internado no Hospital Regional da Asa Norte (Hran)O Complexo Penitenciário da Papuda registrou a primeira morte de um preso por covid-19. O Correio apurou que o interno é lotado na Penitenciária o Distrito Federal I (PDF I) e estava internado no Hospital Regional da Asa Norte (Hran).
O detento, de 32 anos, estava internado na unidade de saúde desde 3 de maio, próximo de onde estava o policial penal Francisco Pires de Souza, que também morreu por covid-19.

De acordo com a Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe), o custodiado era portador de HIV ; o vírus da aids. ;A Secretaria de Segurança Pública e Sesipe lamentam o ocorrido. Desde que os primeiros casos de contaminação pelo coronavírus foram detectados no Distrito Federal, as secretarias têm adotado uma série de medidas para resguardar reeducandos e policiais penais;, destacou a pasta.
A primeira morte registrada no Complexo Penitenciário foi a de um policial penal. Francisco Pires de Souza, 45 anos, estava internado desde 28 de abril no Hran e não tinha comorbidades. O servidor, morador de Santa Maria, morreu no domingo (17/5) e era lotado também na PDF I, desde 2010.
Ele foi enterrado no mesmo dia, no Cemitério Campo da Esperança da Asa Sul. A Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (Dpoe) escoltou o corpo às 16h30 do Hran até o cemitério. O sepultamento estava marcado para as 17h.

O Sindicato dos Policiais Penais do DF (Sindpen) publicou uma nota de pesar, em que cobra também do governo melhores condições de trabalho e de tratamento de saúde para a categoria. A entidade organizou, na segunda-feira (18/5), carreata em protesto, que seguiu do estacionamento do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha até o Palácio do Buriti.
Está em construção, dentro do complexo penitenciário, um hospital de campanha para antender aos presos infectados com o coronavírus. Nesta terça-feira, foi confirmado ainda o primeiro caso de infecção no Presídio Federal, que até então não contava com nenhum registro da doença.

Casos

Boletim mais recente da Secretaria de Saúde registra 549 internos da Papuda infectados pelo novo coronavírus. Dez estão internados no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) por apresentarem agravamento no quadro clínico. Nesta segunda-feira (18/5), a Secretaria de Segurança Pública contabilizou 110 policiais penais com covid-19. Desses, vinte e seis servidores são lotados na PDF I ; segunda unidade com o maior número de agentes contaminados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação