Publicidade

Correio Braziliense

Saúde cria Comitê de monitoramento no enfrentamento ao coronavírus

Medida foi divulgada no Diário Oficial do DF desta sexta-feira (22/5) e assinada pelo secretário da pasta, Francisco Araújo Filho


postado em 22/05/2020 14:05 / atualizado em 22/05/2020 15:07

O objetivo do Comitê é de normatizar, monitorar e direcionar a implementação de estratégias no combate à doença(foto: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)
O objetivo do Comitê é de normatizar, monitorar e direcionar a implementação de estratégias no combate à doença (foto: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)
Devido à pandemia do novo coronavírus, a Secretaria de Saúde vai criar o Comitê de monitoramento da saúde no enfrentamento à covid-19, no âmbito da pasta. A medida foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta sexta-feira (22/5) e assinada pelo secretário Francisco Araújo Filho.
 
Segundo o texto, o objetivo do Comitê é normatizar, monitorar e direcionar a implementação de estratégias que visem a integração de ações de prevenção, atenção e de vigilância à saúde dos servidores que laboram no enfrentamento da covid-19. Ele será dividido entre central e local.
 
Entre as funções do Comitê Central estão a elaboração do plano de trabalho em nível central com as orientações e diretrizes a serem desenvolvidas nos níveis locais, o acompanhamento da execução das atividades e metas previstas no Plano de Trabalho; o monitoramento da existência e disponibilidade de equipamentos de proteção individual na rede. Além disso, vai coordenar as ações de apoio científico e de desenvolvimento estratégico voltadas à capacitação dos servidores para contenção da disseminação da covid-19 entre os profissionais. 
 
O comitê deve apresentar semanalmente ao Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE-Covid-19) os relatórios enviados pelos comitês locais e monitorar o quantitativo de profissionais acometidos pela covid-19, além de fomentar a criação dos comitês locais e, por fim, realizar visitas in-loco nas unidade de saúde da rede.
 
Já os comitês locais deverão executar as ações voltadas à capacitação dos servidores para contenção da disseminação da covid-19 entre os profissionais, sobre a responsabilidade técnica do Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar em conjunto com a Gerência de Enfermagem. Além disso, eles vão apresentar semanalmente ao Comitê Central relatório situacional referente à saúde dos servidores acometidos pela covid-19, bem como a oferta de EPI´s e atividades preventivas desenvolvidas, entre outras funções.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade