Cidades

Coronavírus: quando devo ir ao hospital ou à unidade de pronto-atendimento?

Teve contato com uma pessoa com covid-19? Apresentou sintomas da covid-19? Especialistas orientam quando há necessidade de procurar atendimento médico

Correio Braziliense
postado em 22/05/2020 17:42
Procurar uma unidade básica de saúde é o primeiro passo quando se tem os sintomas da covid-19Em meio a tanta informação sobre o novo coronavírus muitas dúvidas surgem ao menor sinal de sintomas gripais. Uma delas é sobre o momento certo de procurar um atendimento médico e onde se deve ir. Para esclarecer a dúvida, infectologistas dão dicas de como proceder em caso de suspeita de covid-19. 

Os indícios mais comuns para o novo coronavírus são tosse seca, febre, cansaço, dor no corpo e dor de cabeça de forte intensidade. A gravidade, porém, é que vai indicar se o paciente deve ou não procurar atendimento médico. “O indivíduo que ainda não fez o teste, mas apresenta algum sintoma respiratório como mal estar, febre, dor no corpo, dor de garganta e tosse deve primeiro procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Lá ele vai passar por uma triagem. Se os profissionais virem que a pessoa apresenta algum sintoma de gravidade, eles o encaminham para o hospital”, explica a infectologista Joana D’Arc. “No local, o paciente faz a testagem e uma tomografia de tórax. Se estiver com os sintomas respiratórios e uma tomografia compatível com uma pneumonia viral, ele já fica internado e inicia um tratamento de suporte, caso o teste dê positivo”, acrescenta a médica. 

Saiba Mais

A médica também chama a atenção para a superlotação na busca pelos serviços de saúde durante o período de pandemia. “Muita gente pode ir e não conseguir um atendimento adequado por causa da superlotação. Então é necessário que as pessoas tenham a consciência de ir apenas quando não se sentir realmente bem”, aponta Joana. 

Mas a demora na procura por atendimento médico, em alguns casos, pode prejudicar o indivíduo infectado, como explica a infectologista Ana Helena Germoglio. “Às vezes os pacientes ficam muito tempo em casa com febre ou falta de ar e quando vai ao hospital chega com o quadro muito grave e precisa de internação imediata”, observa a médica. Por isso é necessário observar quando precisa de suporte médico. 

Ana Helena também aponta para outros sintomas da covid-19. “O que a gente vê hoje em dia é que a doença aumentou muito a lista de sintomas, desde lesões dermatológicas na pele, diarréia, perda do olfato e paladar, até, em casos extremos, formação de coágulos”, observa. 

testagem  é outro fator que merece atenção. A pessoa deve estar sintomática ou ter tido contato com algum caso confirmado. Mas a infectologista chama a atenção: alguns métodos de testes funcionam apenas com determinado tempo de exposição à doença. “Não é o fato da gente ter contato com o covid que a gente precisa fazer. Para a pessoa fazer o teste, ela precisa estar sintomática e o ideal para fazer o PCR é a partir do terceiro ou quarto dia e a sorologia deve ser feita a partir do sétimo ou décimo dia. Porque se não a probabilidade desse exame vir falso negativo é muito grande e a pessoa pode ficar com a falsa sensação de que está negativa e sair contaminando muita gente”, adverte Ana Helena. 


Onde ir


A Secretaria de Saúde, indica para quem apresentar sintomas da covid-19 a procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Confira lista aqui .
 
Quem desejar tirar dúvidas e procurar orientações sobre o coronavírus, pode ligar nos telefones 190, 193 e 199. Os cidadãos são direcionados para a central TeleCovid. Durante a ligação, se a pessoa for classificada como um possível caso, ela será orientada, a depender da situação, a se dirigir à unidade básica de saúde (UBS) mais próxima de sua casa, ou a acionar o Samu 192. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags