Cidades

Covid-19: Hospital de campanha do Mané registra uma morte no fim de semana

Segundo relatos de servidores ao Correio, um paciente não resistiu e morreu este fim de semana. Além disso, funcionários se queixam de falta de estrutura para atendimento

Correio Braziliense
postado em 25/05/2020 13:40
Profissionais de saúde que trabalham no hospital de campanha denunciam a falta de estrutura do local O hospital de campanha instalado no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha registrou a morte de, pelo menos, um paciente este fim de semana, segundo relatos de servidores ao Correio. A unidade começou a receber casos confirmados de covid-19 na sexta-feira (22/5). Com estrutura referenciada pelo Hospital Regional da Asa Norte (HRAN),  o espaço conta com 197 leitos voltados para o combate do novo coronavírus — 173 de enfermaria sem suporte de oxigenoterapia, 20 de suporte avançado e quatro de emergência.

Fontes ouvidas pela reportagem, contudo, detalham dificuldades encontradas pelos profissionais de saúde. Na lista de queixas, faltam itens e instrumentos do carrinho de parada cardio-respiratória, máscaras N95, balas de oxigênio e reagentes para o gasômetro, que verifica a quantidade de oxigênio no sangue do paciente. "Estamos incomunicáveis. Falta comunicação e não para de chegar paciente. Na sexta-feira foram dez, entre eles três graves e três leves. Tivemos que pedir uma bala de oxigênio para a ambulância do HRAN. Diante da situação três servidores pediram demissão", descreve o funcionário que não quis se identificar.

Procurada, a Secretaria de Saúde (SES-DF) nega o óbito relatado por servidores e afirma que a informação de falta de equipamentos não procede. “A unidade conta com quantidade suficiente de todos os itens mencionados (desfibriladores, kit de intubação e máscaras). O hospital também possui rede de gases e balas de oxigênio para todas as necessidades”, pontuam. Sobre a demissão de funcionários, a pasta confirma que apenas um colaborador pediu desligamento, mas “já foi substituído no mesmo plantão, sem afetar o atendimento”. A unidade conta com 134 profissionais de saúde efetivamente contratados.

O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do DF recebeu queixas sobre as condições de trabalho dos funcionários. Entre elas, um relato de que “não tem banheiro químico, o único banheiro é dentro do Mané Garrincha e, mesmo assim, temos que ficar atrás do guarda, porque o estádio fica trancado no cadeado. Não houve fornecimentos de alimentação, somente água. Faltam insumos, como luvas, algodão e álcool. Trabalhamos sem dignidade”. Denúncias sobre a falta de estrutura para atendimento também foram repassadas à Comissão de Direito à Saúde da Ordem dos Advogados do DF (OAB/DF). 

Tanto o sindicato quanto a comissão farão vistoria esta semana no hospital de campanha para apurar a situação.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags