Cidades

Coronavírus: Funcionários do comércio formam fila em frente ao Sesc 504 Sul

Uma parceria do GDF com a Fecomércio-DF disponibiliza testes de covid-19 gratuitos à categoria a partir desta terça-feira (26/5)

Correio Braziliense
postado em 26/05/2020 08:53
mão de enfermeiro com luva fazendo teste na mão de pacienteFuncionários do comércio de todo o Distrito Federal formam uma fila enorme em frente ao Sesc da 504 Sul, na manhã desta terça-feira (26/5), para fazer o teste de covid-19. Os atendimentos iniciarão às 9h, no entanto, por volta das 7h já tinha gente no local.

As testagens são uma parceria do Governo do Distrito Federal com a  Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio-DF) para que os trabalhadores retomem as atividades de forma segura contra o novo coronavírus.

Serão disponibilizados cerca de 500 testes diariamente na unidade do Sesc, a partir das 9h. Para a realização do exame, o presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, explica que é necessário que o funcionário leve a credencial de comerciário do Sesc, ou a carteira de trabalho, comprovando o vínculo empregatício. Também é preciso fazer um cadastro no site: https://sistemas.df.gov.br/MTeste/Inicio.

O Sesc-DF disponibiliza ainda 45 profissionais, sob a supervisão de quatro profissionais do GDF, que auxiliarão a testagem. O Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) também disponibiliza uma equipe para orientar o trânsito na W3 e nas regiões próximas à unidade do Sesc, para evitar tumulto no tráfego da cidade. 
 
A medida é adotada um dia após o Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista- DF) reclamar dos gastos que os empresarios teriam com os exames dos funcionários a cada 15 dias. "Não sairá por menos de R$ 150", disse o vice-presidente da entidade, Sebastião Abritta. Ele ressaltou ainda que o comércio está há 60 dias sem funcionar e a maioria está sem poder pagar aluguel, imposto, folha salarial e reposição de estoque. "Não tem como arcar com essas despesas", afimou.

Serviço

Os testes serão disponibilizados diariamente, a partir das 9h, na unidade da 504 Sul do Sesc.
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags