Cidades

Covid-19: SindMédico apura denúncias e irregularidades em hospitais do DF

Nesta terça-feira (26), presidente do sindicato faz inspeção no Hospital Regional de Taguatinga, unidade que recebeu denúncias de profissionais da saúde

Correio Braziliense
postado em 26/05/2020 10:03
Hospital de campanha montado no Estádio Nacional Mané Garrincha também foi alvo de denúnciasO Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (Sindmédico) está recebendo denúncias de profissionais da saúde e realizando inspeções em hospitais e unidades de pronto atendimento (UPAs). O trabalho de fiscalização está sendo intensificado em meio à pandemia do novo coronavírus, pois médicos reclamam da falta de equipamentos e execução de protocolos para combater a doença.

Nesta terça-feira (26/5), o presidente do sindicato, Gutemberg Fialho, realiza uma visita ao Hospital Regional de Taguatinga (HRT). A unidade de saúde recebeu denúncias de profissionais quanto aos procedimentos adotados em casos de covid-19. Gutemberg vai avaliar se a manifestação tem precedentes e quais as condições de enfrentamento da pandemia no HRT.

Entre a maior parte das denúncias dos médicos em toda a rede pública, estão a quantidade insuficiente de equipamentos de proteção individual (EPIs), sobrecarga de trabalho e falta de treinamento necessários. O Correio recebeu relatos de que não há insumos e instrumentos de trabalho no recém-inaugurado hospital de campanha do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, por exemplo.

Saiba Mais

Outro caso recente que chamou atenção da categoria foi a obrigação de uma médica do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) fazer plantão, mesmo com sintomas da covid-19, após orientação de superiores. A secretaria de Saúde argumentou que, naquele dia, o quadro clínico da infectologista era bom e ela não havia realizado nenhum exame. O teste foi feito no dia seguinte e apontou positivo para a doença.

A pasta ainda garante que há EPIs disponíveis em todas as unidades e que continua realizando novas aquisições para manter sempre os estoques abastecidos. Relatos de falta de condições básicas de trabalho podem ser realizados pelo Canal de Denúncia do Sindmédico-DF, de forma anônima. 
 

Critério

 
Por meio de nota, a direção do Hospital Regional de Taguatinga esclareceu que a prioridade desta gestão é a transparência, e, por isso, sempre colabora com quaisquer fiscalizações que ocorrem na unidade.

A fiscalização pôde constatar que não há falta de EPI´s na unidade, e sim uma criteriosa distribuição, assim como foi adotada em toda rede de saúde pública do DF. "A direção da  unidade se preocupa com a saúde de seus servidores e sabe da importância do uso racional dos EPI's, bem como de outros insumos que auxiliem na segurança dos profissionais de saúde lotados no hospital", diz o texto.

Segundo a direção do HRT, o uso racional dos EPI's é uma forma de garantir que todos os profissionais estejam seguros, sem desperdício, e sem falta destes equipamentos durante seu período de trabalho.  

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags