Cidades

''Coronavírus não é o pior que podemos encontrar'', alerta epidemiologista

Segundo o epidemiologista e professor da UnB Jonas Brant, outros vírus mais fortes ainda podem vir a surgir

Correio Braziliense
postado em 26/05/2020 12:55
CB Poder. Entrevista com o epidemiologista e professor do Departamento de Saude Coletiva da UnB, Jonas Brant.A covid-19, doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que causa infecções respiratórias e que foi descoberto em dezembro do ano passado, na China, já provou ter uma fácil propagação e contágio, porém, segundo o professor da UnB e epidemiologista Jonas Brant, em entrevista ao programa CB.Poder, parceria da TV Brasília e do Correio, este ainda não é o pior dos vírus que podemos encontrar e, sim, algo para que possamos ficar atentos e mudar nossas políticas sanitárias que podem ser frágeis.
 
Esse vírus não é o pior dos vírus que a gente possa encontrar pela frente. Ele é simplesmente um chacoalhão pra que a nossa sociedade entenda que ou a gente investe em políticas sérias de acesso a saúde e de vigilância ou nós vamos ter cenários como esse no futuro”, afirmou.

O epidemiologista interpreta a situação de pandemia global como uma mensagem para a sociedade se preparar para o futuro. “Nós precisamos de uma sociedade mais sustentável. Então, eu entendo que esse vírus traz essa mensagem e eu espero que a nossa sociedade seja capaz de perceber isso. Ele tem uma baixa letalidade e uma transmissibilidade baixa comparado a outros vírus, então a gente espera que isso sirva de lição”, concluiu o professor. 

Confira a íntegra da entrevista:  

 
*Estagiária sob supervisão de Fernando Jordão 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags