Cidades

Covid-19: governo estuda cronograma de reabertura para parques e academias

O Sindicato das Academias do DF (Sindac-DF) tem uma reunião com a Casa Civil do DF na quinta-feira (26/5) para avaliar a volta das atividades

Correio Braziliense
postado em 26/05/2020 15:51
De acordo com a presidente do Sindicato das Academias do DF (Sindac-DF), Thaís Yelene, a categoria está conversando com o governo para que as atividades sejam retomadas o quanto antesA Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal estuda, junto ao Comitê Científico Operacional de Estratégias de Enfrentamento da Covid-19, um cronograma para a reabertura de parques e academias no DF. A pasta assegura que, com a retomada das atividades, serão respeitadas as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), como o distanciamento entre os usuários, a higienização constante dos equipamentos e o limite de alunos por unidade para garantir a segurança e a saúde da população. 

De acordo com a presidente do Sindicato das Academias do DF (Sindac-DF), Thaís Yeleni, a categoria está conversando com o governo para que as atividades sejam retomadas o quanto antes. ''Ainda não há previsão. O que enxergamos é uma população cada vez mais sedentária, a situação está insustentável. Querem voltar bares e restaurantes antes, mas as academias são essenciais, e provamos isso com a ciência. Ela não desvendou o coronavírus, mas sabemos que alguns agravantes da doença são comorbidades. E, isso, o nosso segmento trata”, afirma. 

Thaís ressalta que a categoria está preparada para voltar às atividades de forma segura. “Conseguimos controlar a situação, mais do que nos transportes públicos, metrôs e supermercados, que não têm como controlar. A secretária (do Esporte) Celina Leão nos atendeu e entendeu isso, por ser uma pessoa ativa. E a gente precisa desse apoio agora”, diz. 

A Sindac-DF tem uma reunião marcada com a Casa Civil do DF, às 11h, de quarta-feira (27/5) e as expectativas são boas. “A gente espera que tenha boas notícias. Muita gente do setor perdeu emprego, os que estão com contrato suspensos podem acabar sendo demitidos também. Não queremos passar por isso”, completa Thaís.

Atividade essencial

A atividade exercida por profissionais de educação física passou a ser essencial na área de atendimento à saúde. A determinação foi publicada no Decreto nº 40.824, em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) da última segunda-feira (25/5). Até então, a atividade estava incluída apenas na área de desporto e lazer.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags