Cidades

Academias poderão funcionar com capacidade máxima de 30%, diz secretária

Data oficial para reabertura ainda não foi definida, segundo Celina Leão. Desde que os leitos de UTI na rede pública de saúde mantenham ocupação de até 40%, medida será possível.

Correio Braziliense
postado em 27/05/2020 17:59
Secretária de Esportes do DF, Celina Leão: O Governo do Distrito Federal estuda reabrir parques e academias a partir da semana que vem. É o que afirma a secretária de Esportes e Lazer do DF, Celina Leão. Ao Correio, ela afirmou que isso será possível, desde que a ocupação dos leitos da rede pública de saúde se mantenha em 40%. 
 
Não há uma data específica, e isso vai depender da avaliação junto ao Comitê Científico Operacional de Estratégias de Enfrentamento da Covid-19. "Na semana que vem, teremos a medição (da curva do aumento de casos) depois da abertura dos comércios e shoppings, para se ter uma noção do que ficou e se está dentro do nosso controle", explica Celina. "Se estiver, vamos propor a abertura dos parques na outra semana, e na seguinte, das academias."
 
No caso dos parques, ela destaca que apenas as pistas de corrida, caminhada, e ciclismo serão liberadas. "Os parques significam saúde. As pessoas estão caminhando nas ruas." Para as academias, ficará proibida a entrada de idosos, e a capacidade máxima de ocupação deverá ser de 30%, a partir de hora marcada. "Ambos teriam horários restrito de uso."
 
Outra iniciativa é a testagem de profissionais de educação física para coronavírus. "É quem trabalha na ponta e tem consciência de que é quem vai proteger o setor. Se a gente abre e tem um alto número de contaminação, tem que fechar, e, se isso acontecer, não tem prazo para reabrir. Eles sabem da responsabilidade."
 
Além das forças que já monitoram os parques, como Polícia Militar e Departamento de Trânsito (Detran-DF), a secretária espera contar com a ajuda de voluntários. "Estamos fazendo uma portaria para credenciar, com universidades que tem alunos no último semestre de Educação Física, estagiários que vão ajudar a fiscalizar os parques. A gente conta com o apoio do segmento para retomar, com segurança."
 
Parceria entre a secretaria e entidades do setor, que já apresentaram protocolo de reabertura, deverá oferecer curso on-line para capacitar funcionários e gestores de unidades em todo o DF

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags