Cidades

Feira dos Importados não é autorizada a reabrir e feirantes reclamam

De acordo com a DF Legal, o espaço não está enquadrado em centro comercial e, por isso, não está autorizado a funcionar, de acordo com o último decreto do GDF

Correio Braziliense
postado em 27/05/2020 19:18
Feira dos Importados não está autorizada a retomar as atividadesO anúncio da reabertura de diversos setores comerciais, na semana passada, foi recebido com entusiasmo pelos comerciantes. Com os estabelecimentos fechados há mais de dois meses, a notícia de retorno - mesmo com restrições e regras sanitárias para evitar o contágio pelo coronavírus - foi sinônimo de alívio para o setor. No entanto, os feirantes que atuam na Feira dos Importados de Brasília, localizada no SIA, não puderam retomar as atividades. 

Na manhã desta quarta-feira (27/5), vários comerciantes que atuam na feira prepararam as lojas para reabrir, às 13h - horário permitido, em decreto, para a reabertura dos shoppings e centros comerciais. Porém, equipes de fiscalização da Secretaria DF Legal, em conjunto com a Polícia Militar, estiveram no local para orientar e esclarecer que o espaço não poderá funcionar. 

Em nota, a pasta informou que, apesar do exercício de atividades do comércio varejista, a Feira dos Importados não se enquadra em centro comercial, e, sim, como feira popular. Desta forma, a suspensão temporária continua valendo. 

A notícia não agradou os comerciantes, que já estavam com tudo preparado para abrir. A proprietária da franquia Giraffas situada na feira, Veruska Moura, contou ao Correio que, na hora que a fiscalização chegou, houve tumulto. “Muitos feirantes não podiam entrar para fechar suas lojas e pegar o material”, conta. 

Uma das maiores reclamações foi no setor de alimentação, pois alguns estabelecimentos começaram a produção de refeições e tiveram perda de material. Veruska conta que, na loja dela, o prejuízo foi de aproximadamente R$ 2 mil, com os alimentos que não podem ser mais congelados e reaproveitados. 

De acordo com ela, o espaço estava preparado para abrir. “Com todas as recomendações previstas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com medição de temperatura, exames para a covid-19 e higienização”, relata. Para ela, é necessário o retorno das atividades. “Dia 1º de junho acaba a suspensão de contrato dos 18 funcionários que trabalham comigo. Se não voltarmos, não sei o que fazer. Eles vão perder o emprego”, afirma. 

Outro comerciante, que atua em uma pastelaria na Feira dos Importados, gravou um vídeo que está circulando pelas redes sociais. Indignado com a notícia de que não poderá trabalhar, ele faz um apelo para a Presidência da República, para a reabertura do local. 

Segundo a DF Legal, o espaço deverá permanecer fechado até que haja autorização do Governo do Distrito Federal. Para coibir qualquer descumprimento da determinação, equipes de auditores-fiscais vão atuar nos próximos quatro dias nas feiras dos Goianos, dos Importados e a de Planaltina. As três anunciaram a reabertura de lojas e boxes a partir desta quarta (27/5). 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags