Cidades

Com 40 anos de tradição, Fritz não resiste à pandemia e encerra atividades

O tradicional estabelecimento anunciou que o serviço de delivery do restaurante vai funcionar somente até domingo (31/5). A decisão foi tomada após crise causada pela pandemia

Thais Umbelino
postado em 27/05/2020 19:38
O local é tradição em Brasília desde 1980. Ele fica localizado na 404 SulO restaurante Fritz anunciou, nesta quarta-feira (27/5), o encerramento das atividades a partir de junho. A decisão foi tomada devido às consequências financeiras causadas pela pandemia do novo coronavírus. ;Tentamos de todas as formas manter a tradição e o legado do Sr. Fritz com a continuidade do restaurante, mas, infelizmente, essa pandemia nos atingiu de uma maneira que nos fez tomar essa difícil decisão;, diz nota postada em rede social.

O restaurante informou que os clientes que quiserem se despedir podem fazer pedidos no local até domingo (31/5), por delivery. Ao Correio, a proprietária Cristina Klinger confirmou a notícia e explicou que, apesar de difícil, a decisão foi o melhor a ser feito. ;Meu pai era dono do estabelecimento e, após a morte dele, há um ano, eu decidi manter o legado. Porém, com a crise, o faturamento caiu muito e nós não tínhamos como dar andamento às atividades;, lamenta. Além da proprietária, mais 15 funcionários terão que enfrentar o cenário de incertezas e imprevistos causado pela pandemia.
[VIDEO1]
;Para preservar os funcionários, tive que me encher de coragem e tomar a decisão de encerrar por tempo indeterminado. Eles, de uma certa forma, estavam esperando, porque o movimento caiu 80%;, conta Cristina. Para a proprietária, o isolamento afetou diretamente na queda. ;O diferencial do Fritz era as pessoas virem e aproveitarem o espaço. Com a pandemia, estava difícil e nós não conseguimos adotar o delivery;, explica Cristina. A meta agora é esperar o que vem para o futuro. ;Não vou deixar a memória do meu pai perdida. Vou aguardar para entender como será a tendência do mercado no futuro, depois da pandemia;, planeja a proprietária.

Tradição

Friedrich Klinger, fundador do restaurante Fritz, é famoso na capital. O austríaco viveu até os 90 anos, e durante 40 fez parte da gastronomia e cultura de Brasília. Salsichas, mostarda, carne de porco e batata, muita batata fazem parte da gastronomia germânica trazida pelo austríaco.

A colunista de gastronomia do Correio Liana Sabo lamenta a perda. ;O Fritz era um grande exemplo da origem cosmopolita da gastronomia de Brasília. O surgimento da gastronomia da capital tem duas grandes vertentes: a local (goiana e mineira) e a cozinha internacional. As primeiras pessoas a abrirem restaurantes eram sonhadores, forasteiros vindos de vários países;, conta.
;O Fritz tinha um carro-chefe que era a Truta Forelle Blau, um peixe pequeno, ligeiro, de águas correntes. Tinha gente que vinha de longe para apreciá-la. Eu lamento profundamente a notícia. Deixam órfãos muitos gourmets;, acrescenta.
A Revista do Correio, na coluna Encontro com o Chef, da jornalista Sibele Negromonte, homenegeou o austríaco em perfil publicado em 2018.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação