Cidades

Isolamento: idosos completam um mês hospedados no Brasília Palace

Com a chegada do frio, cuidados com a imunidade dos hóspedes deve ser redobrado

Correio Braziliense
postado em 28/05/2020 15:28
Os idosos recebem acompanhamento médico e são divididos em grupos durante o período de hospedagemOs cerca de 300 idosos que participam da ação Hotelaria Solidária, coordenada pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), completaram um mês no Brasília Palace Hotel. Hóspedes e funcionários foram novamente testados para coronavírus e todos tiveram resultado negativo, segundo informou a pasta.

Agora, a secretária Marcela Passamani explica que eles poderão ser separados em pequenos grupos, e que é hora de redobrar a atenção, devido à chegada do frio. “Nesta segunda etapa, já temos o perfil dos idosos e estabelecemos protocolos já previstos inicialmente, onde a gente pode compatibilizar as ações com o momento, aumentando os cuidados para esta população”, frisa.

Todos os participantes foram selecionados por estar em situação de inadequação domiciliar, isto é, não seria possível o isolamento, ou por morarem com pessoas com suspeita de infecção. Além disso, são pessoas de baixa renda.

No primeiro mês, eles tiveram acompanhamento de saúde, atendimento psicológico e participaram de momentos de lazer, como oficinas e aulas ao ar livre, visando o acolhimento.


Cuidados

Para preservar a segurança dos hóspedes, o hotel adotou uma série de cuidados, como o uso de pulseiras coloridas identificando cada um. Cada cor representa uma escala, com horários de refeição, circulação, e atividades físicas. Embora nenhum tenha contraído o vírus, eles devem cumprir distanciamento social e utilizar máscaras.

Durante as refeições, eles são separados por divisórias de acrílico, para evitar contatos e possíveis infecções. Diariamente, profissionais checam as temperaturas e quadro clínico dos idosos. 

Quem quiser ou precisar sair do hotel para acompanhamento médico deve, ao voltar, cumprir quarentena de 10 dias. Além disso, eles só têm contato com funcionários que trabalhem exclusivamente no hotel.

Todos os trabalhadores são testados a cada 15 dias. Eles utilizam meio de transporte próprio ou estão hospedados em hotéis e têm a temperatura aferida diariamente. É obrigatório o uso de equipamento de proteção individual, que inclui capote, face shield, luva e máscara.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags