Publicidade

Correio Braziliense

Para matar a saudade: receita da famosa salada vienense do Fritz

Todas as sextas e terças-feiras, vamos resgatar algumas das receitas publicadas na coluna Encontro com o chef, que sai aos domingos na Revista do Correio, para você surpreender as pessoas com quem divide a quarentena


postado em 29/05/2020 08:00 / atualizado em 29/05/2020 12:34

(foto: Editoria de Arte/CB/D.A.Press)
(foto: Editoria de Arte/CB/D.A.Press)

Que tal aproveitar o período de isolamento social para descobrir – e aperfeiçoar – os dotes culinários? Todas as sextas e terças-feiras, vamos resgatar algumas das receitas publicadas na coluna Encontro com o chef, que sai aos domingos na Revista do Correio, para você surpreender as pessoas com quem divide a quarentena e – por que não? – se presentear com um prato delicioso.

Com gosto de saudade

A receita desta semana vem recheada de saudade. Nessa quarta-feira (27/5), o Restaurante Fritz anunciou o fechamento definitivo das portas no DF. A tradicional casa, que por mais de 40 anos ocupou o mesmo endereço, na 404 Sul, não resistiu à crise ocasionada pelo novo coronavírus e ao falecimento do seu criador há um ano, o austríaco Friedrich Fritz.

Em entrevista para a coluna Encontro com o chef em 22 de abril de 2018 (confira a íntegra), seu Fritz não só nos deliciou com os causos que adorava contar como ensinou a receita da famosa salada vienense, que vai bem com praticamente todos os pratos típicos austríacos – e alemães – e sempre foi uma das mais pedidas no restaurante.

Seu Fritz também deu a dica de como não errar o preparo de forma bem divertida: “Dizem que a mãe de judeu, quando passa uma receita para a nora, sempre deixa um ingrediente de fora para que o filho coma e diga: ‘ninguém faz esse prato melhor que você, mamãe’. Não vou dar uma de mãe de judeu. O segredo da salada é descascar e fatiar a batata assim que ela sai do fogo, ainda bastante quente.” Para seguir à risca!

Receita

(foto: Sibele Negromonte/CB/D.A.Press)
(foto: Sibele Negromonte/CB/D.A.Press)

Salada vienense

Ingredientes
2kg de batata com casca
1 colher de sopa de sal
250g de cebola picada miúda
150ml de azeite
375ml de vinagre branco
100ml de água
100g de açúcar
1 colher de chá de pimenta-do-reino branca
2 ovos cozidos

Modo de fazer
Cozinhe as batatas com casca em água com sal a gosto, descasque e fatie ainda quente.
Em uma frigideira, prepare o molho: aqueça o azeite, o vinagre, a água, a cebola, o açúcar, o sal e a pimenta. Deixe ferver por cerca de 2 minutos.
Para finalizar, misture as batatas e os ovos cozidos em pedaços pequenos.
Ponha o molho, deixe esfriar e leve à geladeira.
Obs.: Fica melhor no dia seguinte.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade