Cidades

Covid-19: Saúde alerta sobre circulação de vídeo com informações falsas

Conforme Informações da Secretaria de Saúde, os EPIs mostrados no vídeo não foram comprados ou recebidos em doação pela pasta, nem repassados para servidores

Correio Braziliense
postado em 29/05/2020 16:14
Secretaria de Saúde alerta população a respeito de vídeo com informações falsas sobre os equipamentos de proteção individuais (EPIs) distribuídos pela pastaA Secretaria de Saúde (SES) alegou que as informações contidas em um vídeo divulgado, recentemente, por veículos de comunicação locais, a respeito dos equipamentos de proteção individuais (EPIs), são falsas. O vídeo questionava a qualidade dos EPIs fornecidos pela pasta aos profissionais atuantes no combate à covid-19.

De acordo com a SES, nenhuma das máscaras do modelo N95 mostrada no vídeo foi comprada pela Secretaria de Saúde, ou mesmo doada a esta, pois todas elas são da cor azul, diferente das adquiridas pela pasta, que são brancas. Além disso, em nenhum momento a gravação divulgada informou que o material apresentado foi entregue à rede pública.

A Secretaria de saúde ainda informou que as máscaras distribuídas pelo órgão apresentam  camadas interna, externa e um elemento filtrante, para garantir a segurança dos profissionais de saúde. Segundo a pasta, é impossível que servidores de algum hospital público do Distrito Federal tenham recebido um material ilegítimo pela SES, caso isso realmente tenha ocorrido.

Vistorias

Todos os equipamentos, após adquiridos pela Secretaria de Saúde, seguem um rigor de verificação da qualidade e atendimento às medidas sanitárias. As amostras são avaliadas por pelo menos duas áreas da Secretaria de Saúde: a Gerência de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho ou a Gerência de Armazenamento e Distribuição de Materiais Médico Hospitalares e de Odontologia.
 

Fluxo de recebimento, vistoria e distribuição adotado pela SES.
O mesmo acontece com equipamentos doados por entidades ou empresas empenhadas em ajudar no combate à doença. Logo, as máscaras N95, compradas ou recebidas em doação, passam por um processo sistemático de avaliação para garantir que atendam às normas técnicas vigentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Somente depois de aprovados, são distribuídos pela Diretoria de Logística da pasta para os hospitais e unidades de saúde da rede

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags