Cidades

Sindhobar pede por reabertura após cancelamento de reunião com GDF

A categoria quer apresentar um estudo técnico feito a partir de indicadores e comparativos buscando embasar a reabertura do segmento no DF

Correio Braziliense
postado em 01/06/2020 13:05
Desde o fechamento dos bares e restaurantes no DF, cerca de 10 mil pessoas foram demitidasA reunião do Governo do Distrito Federal com empresários do setor de bares e restaurantes foi cancelada. O encontro estava marcado para esta segunda-feira (1º/6), às 10h, no Palácio do Buriti. Na ocasião, a categoria apresentaria um estudo técnico feito a partir de indicadores e comparativos buscando embasar a reabertura do segmento na capital federal. 
 
O setor é um dos serviços que ainda não voltou a funcionar desde o primeiro decreto do GDF, que suspendeu o funcionamento dos comércios como medida de prevenção ao coronavírus. Na semana passada, lojas e shoppings centers retomaram as atividades

“Esperamos um tempo lá (Palácio do Buriti), mas a reunião acabou sendo cancelada. Ainda não tem uma nova data, mas esperamos que seja logo, porque precisamos de apoio. Já são 10 mil demissões, até agora nos bares e restaurantes. Daqui a 15 dias serão muito mais”, disse o diretor da rede Nobile Hotéis,Rafael Menna. 

O estudo realizado pelo setor compara as taxas de letalidade do coronavírus no DF em relação a outras cidades que já reabriram o setor. “Nós temos uma baixa letalidade entre as cidades que a gente pesquisou. Além disso, o DF é um dos que mais realiza testes de covid-19”, explica Rafael Menna. Entre as cidades citadas na pesquisa estão Uberlândia, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis e Aracajú. 

Rafael destaca que os estabelecimentos não conseguem sobreviver apenas com os deliverys e que, assim que receberem a autorização para a retomada, o segmento respeitará todas as políticas de isolamento e distanciamento entre mesas, além de limite de ocupação nos restaurantes.

Apesar do cancelamento da reunião com o GDF, os empresários acreditam que podem ter uma resposta positiva nos próximos dias. “Não só a partir desse estudo, porque ele é só mais um elemento que tentamos mostrar para o GDF. A gente precisa de uma data”, afirma.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags