Correio Braziliense
postado em 01/06/2020 14:33
De modo a oferecer mais praticidade aos motoristas do Distrito Federal, o Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER/DF) disponibiliza, a partir desta segunda-feira (1/6), a possibilidade de pagar multas pelo aplicativo do celular. O serviço, no entanto, estará disponível apenas para os condutores que possuem a Carteira Digital de Trânsito.
Por meio do aplicativo, que reúne as versões digitais da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), será possível a partir de agora quitar débitos relativos a multas de trânsito cometidas em rodovias distritais, fiscalizadas pelo DER/DF.
Saiba Mais
Benefícios
Além do pagamento das infrações, o aplicativo avisa sobre o vencimento da CNH, emite notificações de recall e fornece a lista de infrações de trânsito vencidas, a vencer e pagas. Até o momento, a Carteira Digital de Trânsito só permite o desconto de 20% sobre a multa caso a quitação ocorra antes do vencimento. Após o prazo, o infrator paga o valor integral mais eventuais acréscimos.
O abatimento de 40% é possível em outro aplicativo, o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), que também foi desenvolvido pelo Serpro. O DER/DF utiliza este sistema e disponibiliza o desconto desde que o motorista pague a multa antes do vencimento e abra mão de recurso.
A previsão é que, até o final deste ano, o SNE seja totalmente integrado à CDT, que permitirá ambos os descontos.
Como funciona hoje
Antes do serviço oferecido via app, quando o motorista desejava verificar se foi flagrado em alguma infração de trânsito em vias do DER/DF, ele tinha de acessar o site do DER/DF ou do DETRAN/DF para verificar se havia algum registro de autuação e efetuar o pagamento destas multas, caso não quisesse entrar com recurso.
A partir dos serviços do aplicativo para consulta e pagamento direto das multas, uma parte do valor pago no processo será economizada e convertida em mais ações de fiscalização e educação de trânsito.
Serviço
Baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível gratuitamente na Google Play e na App Store.
Após baixar o aplicativo, faça o cadastramento, com login e senha (que também servirão para acessar o Portal Gov.br). Se o usuário for cadastrado no portal do governo, basta usar os mesmos login e senha.
Após a validação, faça login no aplicativo, clique em “Infrações” e selecione o filtro desejado: “Por infrator” ou “Por veículo”.
Ao selecionar a infração, caso o Órgão Autuador (OA) tenha aderido ao pagamento na CDT será apresentada a opção “Solicitar boleto” ao usuário. A disponibilização do boleto é realizada em tempo real.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.