Publicidade

Correio Braziliense

Rodoviária conta com câmeras para medir temperatura dos usuários

Os equipamentos serão utilizados também para verificar o uso de máscaras de proteção


postado em 01/06/2020 17:21

As câmeras fazem leitura da temperatura corporal (foto: Ed Alves/CB/D.A Press)
As câmeras fazem leitura da temperatura corporal (foto: Ed Alves/CB/D.A Press)
Uma operação com câmeras termográficas para avaliar a temperatura dos passageiros que transitam próximo ao acesso do Metrô teve início nesta segunda-feira (1º/6) na Rodoviária. O sistema pode avaliar até 30 pessoas ao mesmo tempo e determinar se alguma delas está com a temperatura corpórea elevada. A cada minuto, o recurso tecnológico analisa 1,8 mil pessoas. 


O sistema já foi implantado em outros pontos de grande movimentação no Distrito Federal. Os centros comerciais Terraço Shopping, Park Shopping e o Gilberto Salomão monitoram os clientes que são testados e as informações podem variar em 0,3 graus C para mais ou para menos. O aeroporto de Brasília também recorreu ao uso do equipamento e foi o primeiro do país a adotar este método avaliativo. 

As câmeras identificam a temperatura por meio de um espectro de cores. Os tons frios, verde e azul, indicam temperaturas baixas, no sentido oposto, as cores quentes, vermelho e laranja, sinalizam temperaturas mais altas. Com este parâmetro visual é possível identificar aqueles indivíduos que apresentam estado febril. Além do controle de temperatura, o instrumento também monitora se existem pessoas desrespeitando o decreto de uso obrigatórios das máscaras em ambientes públicos. 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade