Cidades

GDF sanciona lei que cria grupos para combater violência contra a mulher

A lei consiste na criação de grupos de debates e reflexão, com apoio de órgãos competentes que tratam do assunto, para promover palestras e ações para evitar a reincidência de autores de violência contra mulher

Correio Braziliense
postado em 02/06/2020 09:48
A lei consiste na criação de grupos de debates e reflexão, com apoio de órgãos competentes que tratam do assunto, para promover palestras e ações para evitar a reincidência de autores de  violência contra mulherO Governo do Distrito Federal sancionou a lei que institui os Grupos Reflexivos para debates, conscientização e redução da violência contra a mulher. O projeto de lei foi proposto na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) pelo deputado Martins Machado (Republicanos) e aprovado no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher — 8 de março. O texto final está publicado no Diário Oficial do DF (DODF) desta terça-feira (2/06) e começará a valer dentro de 120 dias, como determinado.

De acordo com o texto, os grupos farão trabalhos com equipes multidisciplinares, realização de palestras e programas visando a reflexão, conscientização, reeducação, reabilitação e responsabilização dos autores de violência doméstica contra as mulheres. O objetivo é evitar a reincidência desses casos e tratar assuntos não só relacionados com a Lei Maria da Penha, como também sobre masculinidade, sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis, álcool e drogas, paternidade e afetividade.

As ações deverão ter o apoio das  Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher e junto aos Centros Especializados de Atendimento à Mulher. O Poder Executivo, deverá ainda, realizar o planejamento e regulamentação para a execução desta Lei, e deve oportunizar a participação e apoio dos órgãos competentes conexos com a temática. As despesas decorrentes da execução desta lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.




Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags