Cidades

Covid-19: Papuda registra segunda morte de preso pela doença

Sistema penitenciário apresenta dados preocupantes de contaminações pelo novo coronavírus

Correio Braziliense
postado em 02/06/2020 13:44
Detento passou mal na segunda-feira e testou positivo para a doença: causa da morte ainda será confirmada pela Secretaria de SaúdeO Complexo Penitenciário da Papuda registrou a segunda morte de presidiário por coronavírus. O detento, de 40 anos, era lotado na Penitenciária do Distrito Federal I (PDF I) e faleceu na tarde desta segunda-feira (1°/6).
 
Segundo informações da secretarias de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) e de Administração Penitenciária (SAP), o preso estava internado no Hospital Regional da Asa Norte (Hran).

O interno teria passado mal dentro da cela na manhã desta segunda-feira e, em seguida, foi atendido pela Gerência de Saúde da unidade prisional. Por apresentar piora no quadro clínico, o preso teve de ser encaminhado ao Hran.

Saiba Mais

Ao passar pelo teste para a covid-19, o detento testou positivo para a doença. A causa da morte, no entanto, será confirmada pela Secretaria de Saúde.  

A SSP-DF informou que, por precaução, a cela onde o detento cumpria pena foi isolada e os internos que dividiam o espaço serão testados para a covid-19.

Casos 

Boletim mais recente da Secretaria de Saúde registra 763 casos de presidiários que contraíram o vírus. Outros 234 policiais penais receberam diagnóstico positivo para a doença. Desses, 181 se recuperaram. 

O crescimento disparado das notificações nas seis unidades prisionais da capital coloca o DF em primeiro lugar em número de casos da covid-19 em comparação aos outros presídios do Brasil, como mostra o painel do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Em 17 e 19 de maio, o complexo registrou duas mortes por coronavírus: um policial penal, de 45 anos, e um detento, de 32 anos. Ambos eram lotados na PDF I e estavam internados no Hospital Regional da Asa Norte (Hran).

Até o momento, a Secretaria de Saúde aplicou mais de 5 mil testes em internos e policiais penais do sistema prisional. Um agente penitenciário está internado na rede particular do DF com sintomas moderados da doença. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags