Cidades

Segurança: TJDFT implanta sistema de controle facial

A verificação começará em junho e terá como base todos os registros existentes para fazer o controle de acesso de visitantes

Correio Braziliense
postado em 02/06/2020 15:27

A partir de junho, todos que entrarem nas dependências do Tribunal deverão passar pelo sistema de reconhecimento facialO Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) redobrou as medidas de segurança. A partir de agora, todos que entrarem nas dependências do órgão deverão passar pelo Amon, novo sistema de reconhecimento facial que identifica os visitantes na portaria. A instalação tem o intuito de preservar a segurança e a integridade física dos membros da casa, assim como o controle de quem entra em suas dependências.

 

A solução funcionará da seguinte forma: quando a pessoa chegar nas dependências do tribunal, ela deverá se identificar na recepção e será solicitada a tirar uma foto. Feito isso, o Amon verificará no SIDENWeb, base do sistema mantido pela área responsável por autorizar a entrada do cidadão nas dependências da casa, se a pessoa já esteve antes no Tribunal.

 

Saiba Mais

A verificação se dará por reconhecimento facial, com base em todos os registros existentes. Sendo assim, será possível detectar uma possível fraude caso a foto dessa pessoa seja reconhecida e seu registro armazenado mostra dados de documentos diferentes dos apresentados.

 

O Amon foi desenvolvido pelo Serviço de Ciência de Dados do Tribunal em parceria com a sua Assessoria de Segurança Institucional. No desenvolvimento do novo sistema foi usada a linguagem Python, que, cada vez mais, vem se consolidando como uma das principais largamente utilizada por profissionais da área de Ciência de Dados.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags