Cidades

Covid-19:Quase cinco mil são diagnosticados em teste rápido no DF

Ao todo, desde 21 de abril, a Secretaria de Saúde do DF (SES/DF) realizou 145.161 exames em esquema de drive-thru

Correio Braziliense
postado em 04/06/2020 16:18
OS pontos de testagem estão distribuídos por cidades de todo o DFDesde 21 de abril, a Secretaria de Saúde do DF (SES/DF) identificou quase cinco mil brasilienses contaminados com o novo coronavírus por meio dos testes rápidos de drive-thru. O número corresponde a cerca de 3,4% do total de exames aplicados, ou seja, até o momento, dos 145.161 testes realizados, 4.908 deram positivo para a Sars-CoV-2.  

A testagem rápida continua sendo realizada em dez regiões administrativas do DF. O exame é simples e feito a partir da coleta de gotas de sangue. O resultado sai em até 30 minutos. 

Os interessados em fazer o teste devem se cadastrar no site testa.df.gov.br, preencher o formulário e escolher o ponto da testagem. A visualização das vagas é disponibilizada até dois dias seguintes à data de marcação. O teste rápido por meio do esquema drive-thru, que funciona de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h, é exclusivo para pessoas sintomáticas da doença ou que tenham histórico de contato com algum infectado e residam com idosos, e que moram nas regiões administrativas abrangidas pelo local onde o posto está montado.

Vale lembrar que o exame, que detecta a presença de anticorpos gerados pelo organismo para enfrentar o vírus não descarta a necessidade de procurar uma unidade de saúde na ocorrência de sintomas. Eles costumam ser detectáveis com maior segurança a partir do sétimo dia da exposição.

Os cidadãos que chegarem aos postos com sintomas agravados da covid-19 têm a possibilidade de fazer o teste swab – quando coleta-se material da garganta e do nariz com um cotonete, para a amostra ser analisada em laboratório. Nesse caso, o resultado sai em até 48 horas. Em circunstâncias mais graves, o paciente pode ser direcionado ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran), referência em atendimento para a Covid-19. 


Incidência



Saiba Mais

Somente nesta quarta-feira (3/6), 4.976 pessoas compareceram aos pontos de testagem da pasta e 529 exames deram positivo para a covid-19. A unidade que apresentou o maior número de casos foi a montada no Riacho Fundo I, que atende também os moradores do Riacho Fundo II. Lá, 100 coletas estavam contaminadas com o novo vírus. Em seguida, vem o posto de Samambaia, que recebe, ainda, os habitantes do Recanto das Emas, com 77 infectados. 

O drive-thru de Sobradinho II, que também testa moradores de Sobradinho I, realizou 448 exames rápidos e constatou o novo coronavírus em 61 pessoas. O menor registro foi em Brazlândia, com 27 casos, e no Parque da Cidade, ponto de testagem que abrange os residentes das asas Sul e Norte, Sudoeste, Octogonal, Cruzeiro e Noroeste, que fez 528 testes e confirmou a infecção em 33 cidadãos.

Confira os pontos de testagem:
 
Ao todo, desde 21 de abril, a Secretaria de Saúde do DF (SES/DF) realizou 145.161 exames em esquema de drive-thru 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags