Cidades

Hran continua a atender queimados em meio à pandemia da covid-19

Atualmente, o hospital é referência no combate ao coronavírus. Contudo, a unidade de queimaduras do local é conhecida pela excelência em todo Centro-Oeste

Correio Braziliense
postado em 05/06/2020 16:46
Mesmo em meio a pandemia do novo coronavírus, Hran continua a atender pessoas que sofreram queimadurasA ala especializada no atendimento de queimados no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) permanece em funcionamento mesmo com a pandemia causada pela covid-19. O hospital, além de ser atualmente referência no tratamento do novo coronavírus,é  referência no Centro-Oeste nos cuidados apacientes com queimaduras.
 
A fim de evitar contaminações, os pacientes que chegam para tratar de queimaduras fazem primeiro o teste para a detecção da covid-19. Apenas pessoas com resultado negativo são encaminhadas para a Ala dos Queimados. 
 
De acordo com o Hran, são realizados cerca de 210 atendimentos mensais de pacientes com queimaduras no pronto-socorro. Uma média diária de sete a dez casos por dia. A média de internação anual na Unidade de Queimados é de 270 pacientes.
 
Os casos em que geralmente ocorre internação são: queimaduras na face, mãos e genitália, queimaduras de 3º grau, choque elétrico, queimadura química, inalação de fumaça e situações em que o paciente, tanto adulto como criança, tenha queimado 15% do corpo. Os profissionais de saúde tomam essa decisão porque o tratamento desses incidentes é muito doloroso e em determinadas situações precisa-se aplicar analgesia.
 
Durante o inverno, o número de casos de queimaduras costuma aumentar, porque as pessoas querem se aquecer, e utilizam lareiras e fogueiras, por exemplo. Além disso, nesta época, o preparo de caldos e o manuseio de água quente aumentam.
 
Prevenção
 
A prevenção é a melhor forma de evitar acidentes e a ida ao pronto-socorro. Medidas simples e práticas podem ser tomadas, ainda dentro de casa, como:
 
– Manter as crianças afastadas da cozinha, principalmente quando o fogão ou forno estiverem em uso;
– Ao usar velas, manter longe de objetos inflamáveis, como cortinas;
– Desligar os eletrodomésticos e eletrônicos da tomada antes de sair de casa;
– Evitar tomar sol das 10h às 16h.

 
Em caso de acidente, vá ao pronto-socorro e não toque na área queimada. Também não é recomendado furar as bolhas que surgirem na pele e não usar produtos domésticos para tratar a queimadura. 
 
A Emergência do Hran funciona 24 horas, todos os dias da semana. Além disso, tem o ambulatório de portas abertas, que funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 18h, onde são realizadas trocas de curativos e acompanhamento de pacientes com queimaduras menos graves.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags