Cidades

Dicas para o brigadeiro perfeito: receita de doceira da cidade

Todas as sextas e terças-feiras, vamos resgatar algumas das receitas publicadas na coluna Encontro com o chef, que sai aos domingos na Revista do Correio, para você surpreender as pessoas com quem divide a quarentena

Correio Braziliense
postado em 09/06/2020 08:00

Todas as sextas e terças-feiras, vamos resgatar algumas das receitas publicadas na coluna Encontro com o chef, que sai aos domingos na Revista do Correio, para você surpreender as pessoas com quem divide a quarentena 

Que tal aproveitar o período de isolamento social para descobrir – e aperfeiçoar – os dotes culinários? Todas as sextas e terças-feiras, vamos resgatar algumas das receitas publicadas na coluna Encontro com o chef, que sai aos domingos na Revista do Correio, para você surpreender as pessoas com quem divide a quarentena e – por que não? – se presentear com um prato delicioso.

Para matar a vontade de comer brigadeiro

Se você faz parte do time que acredita que fazer brigadeiro significa misturar leite condensado, manteiga e achocolatado em um panela e levar ao fogo, está na hora de rever esse conceito. Na coluna publicada em julho de 2017, a doceira Raquel Brasil, que largou o direito para criar a ChocoQuel, explica como fazer o brigadeiro perfeito.
De quebra, a brasiliense ainda ensina a fazer uma versão com café. Para matar a vontade de comer brigadeiro e ainda tirar uma onda de gourmet.

Os sete mandamentos do brigadeiro perfeito

1 - Para fazer um brigadeiro perfeito, use sempre uma panela de fundo grosso. Raquel, por exemplo, prefere a de teflon.

2 - A colher de pau é coisa do passado. Para obter um melhor resultado, dê preferência à de silicone. “Ela é conhecida entre os confeiteiros como ‘pão-duro’ porque consegue tirar todas as raspinhas e não sobra nada para ‘lamber’ da panela ao final”, diverte-se Raquel.

3 - Quando for enrolar o brigadeiro, não use margarina ou manteiga nas mãos. Tenha sempre um pote com água ao lado e vá molhando levemente os dedos.

4 - O uso da glucose ajuda a dar brilho, maciez e a não açucarar o brigadeiro.

5 - O ponto certo do brigadeiro não é apenas quando ele se solta da panela, mas quando também desce em bloco pela colher.

6 - Sempre deixe para enrolar o brigadeiro no dia seguinte ao preparo. A massa deve permanecer na geladeira embalada em papel filme. Esse tempo ajuda a chegar ao ponto certo para enrolar.

7 - A base de um brigadeiro especial é: uma lata de leite condensado, uma caixa de creme de leite e 200g de chocolate branco. A partir daí, você pode usar o ingrediente que quiser para “gourmetizá-lo”.



Todas as sextas e terças-feiras, vamos resgatar algumas das receitas publicadas na coluna Encontro com o chef, que sai aos domingos na Revista do Correio, para você surpreender as pessoas com quem divide a quarentena

Receita

Brigadeiro de cappuccino


Ingredientes
1 lata de leite condensado (395g)
1 caixa de creme de leite (200g)
30g de leite em pó
5g de café solúvel
200g de chocolate branco em pedaços
20g de glucose
Açúcar refinado
Canela

Modo de fazer
Em uma panela de fundo grosso e com o fogo desligado, coloque o leite condensado e o leite em pó. Com uma colher de silicone, mexa bem até dissolver todo o leite.
Acrescente o creme de leite, ainda com o fogo desligado, e continue misturando bem.
Na sequência, ponha o café solúvel, sempre mexendo, e o chocolate branco picado.
Quando todos os ingredientes estiverem bem misturados, ligue o fogo baixo. Continue a mexer.
Quando começarem a soltar as primeiras borbulhas, coloque a glucose.
O ponto certo é quando, além de estar solto da panela, o brigadeiro sai da colher em bloco.
Ao chegar a esse ponto, desligue o fogo, ponha o brigadeiro em um recipiente, espalhe de forma uniforme e deixe esfriar em temperatura ambiente.
Quando estiver frio, coloque um papel filme sobre a massa e leve à geladeira.
No dia seguinte, tire o papel filme, enrole os brigadeiros e passe no açúcar com canela. Decore com um grão de café.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags