Cidades

Brasilienses aprovam primeiro dia da W3 Sul do lazer sem carros

Pela primeira vez, o trânsito de veículos entre as quadras 502 e 516, da W3 Sul, está proibido e as pistas liberadas exclusivamente para caminhadas, corridas e bicicletas

Saem os carros, entram os pedestres, as bikes, os patins e patinetes. Pela primeira vez na história o vai e vem frenético de carros, ônibus e motos na W3 Sul cedeu lugar às pessoas e aos veículos não motorizados. Assim como o Eixão do Lazer, aos sábados, domingos e feriados esta será a nova cara da W3 Sul. A novidade começou a valer nesta quinta-feira (11/6), feriado de Corpus Christi e no fechamento da via para os automóveis entre as quadras 502 e 516 Sul. Isso vai ocorrer das 6h às 17h. O trânsito de veículos só está permitido para quem mora nas quadras 703 a 707 da W3 Sul.

 

Para Judite Balbi, 81 anos, a iniciativa do Governo do Distrito Federal foi importante pois proporcionará mais qualidade de vida para os moradores da região. "Sempre faço caminhadas, mas antes, não tínhamos um espaço próximo para realizarmos as ativdades. Quem reside perto do Parque da Cidade, por exemplo, pode ir. Contudo, nós que vivemos nesta área, ficávamos sem opção nas redondezas. Então, como fã da W3 e moradora da área, estou amando", afirma a servidora pública aposentada.

 

Apesar de comemorar elogiar a iniciativa, Judite destaca a importância dos moradores respeitaram as medidas de segurança neste período de pandemia. "Tudo tem que ser com responsabilidade. Todos precisamos ter consciência sobre o momento que vivemos e, portanto, é necessário tomarmos os cuidados de higiene e evitar contato as pessoas", acrescenta.

 

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o governo proibiu as atividades recreativas e esportivas que possam gerar aglomerações na W3 Sul do lazer. Além disso, a população deve usar, obrigatoriamente, as máscaras de proteção. Quem desrespeitar a norma pode ser mutado em até R$ 2 mil. Enquanto a reportagem esteve no local, não flagrou ninguém sem o equipamento de proteção individual.  

Fiscalização 

Para assegurar que as medidas de proteção estão sendo seguidas, a Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal) realizará a fiscalização, com apoio da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). A organização da avenida para exclusivo das atividades ao ar livre será realizada pelo Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) e pelo Departamento de Estradas de Rodagens do DF (DER-DF).

 

De acordo com a secretária de Esporte e Lazer, Celina Leão (Progressistas), o cronograma de abertura da W3 Sul no programa do Eixão do Lazer visou atender a necessidade do retorno das atividades físicas ao ar livre no DF. "Não podemos aglomerar em lugares de atividades físicas que estão liberados, como os parques. Com mais essa opção de espaço para prática de esporte, as pessoas estarão mais seguras", afirmou. 

Lojistas reclamam

Sindivarejista criticou a novidade por entender que poderá haver prejuízo para os lojistas da W3 Sul. Em entrevista ao Correio nessa quarta-feira (10/6), o vice-presidente do Sindivarejista-DF, Sebastião Abritta destacou que a avenida tem cerca de 90 lojas fechadas por causa da pandemia e que o fechamento da pista para os veículos acarretará  prejuízo maior aos empresários. “O Sindivarejista não foi comunicado sobre essa decisão. Somos a favor da geração de empregos. Preservar a saúde é importante, mas entendemos que há outros lugares que podem ser utilizados para a recreação”, frisou. 

 

Para analisar a possibilidade de implantar o projeto na W3 Sul, houve a criação de um grupo de trabalho em outubro passado. Para estudar a viabilidade técnica, foi realizada uma integração entre as secretarias de Governo, de Esporte e Lazer, de Transporte e Mobilidade, de Obras e Infraestrutura; de Segurança Pública; Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Detran-DF, Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e a Administração Regional do Plano Piloto.