Cidades

Secretaria de Saúde testará vermífugo em tratamento de covid-19 no DF

O medicamento será usado em 500 pacientes e o serviço será feito em 10 unidades básica de saúde (UBS)

Correio Braziliense
postado em 11/06/2020 16:08
Nesta quinta-feira (11/6), o Distrito Federal chegou a 19.474 casos confirmados e 242 mortes provocadas pela covid-19A Secretaria de Saúde vai testar um vermífugo no tratamento de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. De acordo com a pasta, a Nitazoxanida, inicialmente, será usada em 500 pessoas infectadas pela doença. Nesta quinta-feira (11/6), o Distrito Federal chegou a 19.474 casos confirmados e 242 mortes provocadas pela covid-19.
 
Por meio de nota oficial, a Secretaria de Saúde informou que os pacientes terão acesso à medicação e a placebo. Além disso, eles passarão pelo teste do coronavírus no início do tratamento e depois de sete dias. 
 
Inicialmente, a pesquisa será realizada em 10 unidades básica de saúde (UBS), podendo ser expandida para mais 30 vinculadas à pesquisa. De acordo com a bula do remédio, a Nitazoxanida é “um antiparasitário sintético, de amplo espectro”. 

Plasma

Em 5 de junho, a Fundação Hemocentro de Brasília iniciou a coleta de plasma em pessoas recuperadas da covid-19. O material coletado será utilizado em pesquisa que vai testar a eficácia desse componente no tratamento de pacientes internados com o novo coronavírus no estágio moderado. O objetivo é verificar se há redução no número de casos que evoluem para formas graves.
 
A pesquisa está sendo desenvolvida pelo Hemocentro em conjunto com a Universidade de Brasília (UnB) e com a Secretaria de Saúde (SES). Pessoas que tiveram covid-19 têm anticorpos capazes de combater o vírus e que são encontrados no plasma sanguíneo. 
 
Em outras pesquisas relacionadas a doenças virais, foi constatado que pacientes demonstraram melhora do quadro clínico após receber o plasma de pessoas recuperadas. No entanto, não há evidência clínica de que o plasma convalescente da covid-19 seja eficaz no tratamento de infectados com coronavírus.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags