Cidades

Domingo no Eixão do Lazer volta à rotina dos brasilienses

Avenida foi reaberta, na quinta-feira (11/6), para prática de atividades físicas e recreativas, após dois meses de suspensão

Correio Braziliense
postado em 14/06/2020 17:29
Avenida foi reaberta, na quinta-feira (11/6), para prática de atividades físicas e recreativas, após dois meses de suspensãoMais de 60 dias depois, os brasilienses reviveram o bom e velho domingo no Eixão do Lazer. Pessoas ocuparam as pistas da avenida e aproveitaram para praticar atividades físicas, respirar ar puro, ou simplesmente estender a canga no gramado para tomar um pouco sol, depois de tanto tempo dentro de casa. 

Morador da Asa Sul, o militar Marcelo Melo, 42 anos, deixou o apartamento com a família para caminhar, na manhã deste domingo (14/6). Nem o sol das 12h foi motivo para impedir o programa ao ar livre. “Morava em Águas Claras e me mudei pra Asa Sul logo quando houve o fechamento. Então, estou achando a volta excelente porque é um local de espaço aberto, tem muito verde e há a possibilidade do distanciamento entre as pessoas. É bem importante para a saúde física e psicológica da minha família”, disse.

Morador de Águas Claras, o servidor público Alexandre Botelho, 57 anos, optou por voltar às origens. Ex-morador da Asa Sul, ele aproveitou a reabertura do Eixão para praticar corrida. “Essa abertura foi bem legal para o pessoal voltar a fazer atividade física e tomar sua vitamina D, com os cuidados devidos, claro. Procurei esse horário de meio-dia, justamente por saber que, com o sol mais forte, estaria um pouco mais vazio”, afirmou. 

Para ele, os frequentadores do Eixão têm respeitado as medidas de segurança para evitar contaminações pelo coronavírus. “As pessoas se cruzam mais afastadas. A grande maioria está de máscara. Alguns poucos retiram a proteção, rapidamente, porque ela realmente limita a capacidade de respirar durante a atividade física. Mas a grande maioria está respeitando as regras”, pontuou.

Retorno

Eixão do Lazer voltou à rotina dos brasilienses, após dois meses de suspensão. A proibição do funcionamento ocorreu em abril deste ano, poucos dias após o primeiro diagnóstico positivo para o novo coronavírus no DF, em 4 de março.

O Governo do Distrito Federal (GDF) liberou o retorno das atividades na avenida, para recreativas e esportivas ao ar livre, desde a quinta-feira (11/6), no feriado de Corpus Christi. No primeiro dia, o Correio flagrou movimento intenso na via, pessoas sem máscaras ou utilizando o equipamento de proteção de forma indevida — o descumprimento pode gerar multa de R$ 2 mil para pessoa física e R$ 4 mil para estabelecimentos. 

W3 Sul

Uma das mais tradicionais avenidas da capital, a W3 Sul também passou a ser utilizada para a prática de atividades físicas e recreativas. A novidade começou a valer também na quinta-feira (11/6) e passa figurar como opção de lazer para os brasilienses, aos sábados, domingos e feriados. Com a iniciativa, a via fica bloqueada, nestas ocasiões, para os automóveis, entre as quadras 502 e 516 Sul, das 6h às 17h. 

Moradores da 307 sul, o empresário Gustavo Nolasco, 31 anos, e sua filha, Lara, 6 anos aprovaram a medida. “Nessa época de pandemia, estávamos tendo que nos virar em casa. Então, achei muito legal a abertura da W3 para a gente se divertir um pouco. Aqui, aos fins de semana, parece morto. Você dar vida para o local, de uma forma que a população consiga utilizar para fazer exercícios, principalmente neste período, é fantástico”, disse.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags