Correio Braziliense
postado em 16/06/2020 12:50
O comércio varejista do Distrito Federal apresentou o pior resultado em 20 anos, segundo o IBGE. O setor teve uma queda de 22,3%. Os dados nacionais também não são animadores. No Brasil, a queda foi de 16,8%, frente a março.
Os dados são do mês de abril em relação ao mesmo períodos do ano anterior. Em relação a março, o recuo foi de 16, 6%, no DF. A variação acumulada no ano foi de -5,1% e a variação de 12 meses foi de -0,4%.
Na área de tecidos, vestuários e calçados, o DF foi a segunda unidade federativa com piores resultados. A queda foi de 87,1%, em relação a 2019. Outro setor que também teve queda significativa foi o comércio de livros, jornais, revistas e papelaria (-75,5%).
Os únicos setores que tiveram aumento nas vendas foram os hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo. O aumento foi de 13,8%, o melhor resultado entre as unidade da federação analisadas.
O índice de volume de vendas no comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e de material de construção, teve queda maior que a média nacional. O DF registrou um recuo de 28,7% e o Brasil, 27,1%. O índice do volume de vendas de material de construção foi de 18,3% em abril, comparado ao mesmo mês do ano anterior, para o DF.
Recorde
Não é apenas o DF que vem sofrendo com a crise econômica. O dados da empresa mostram um recuo de 16,8% no comércio varejista nacional, frente a março. "Queda mais acentuada da série histórica iniciada em janeiro de 2000, refletindo os efeitos do isolamento social", segundo o IBGE. No comércio varejista ampliado, o volume de vendas caiu 17,5%, comparado ao mês anterior
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.