Cidades

Abertura da W3 Sul para lazer dá sentido ao espaço urbano, avalia entidade

Os integrantes da Rede Urbanidade apontam que medidas como essa podem dar novos sentidos aos espaços urbanos e gerar qualidade de vida para os cidadãos

Correio Braziliense
postado em 17/06/2020 14:27

A Rede Urbanidade avalia que políticas como essa podem dar novos sentidos aos espaços urbanos e gerar qualidade de vida para os cidadãosA Rede Urbanidade, formada por representantes da sociedade civil e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), divulgou nota, na terça-feira (16/6), favorável à liberação da avenida W3 Sul para o lazer da população aos domingos e feriados, com a restrição do acesso aos carros. A medida, que começou a valer na última semana, é considerada importante para o resgate e a revitalização de uma região que já foi o centro da cena social da capital.

 

De acordo com o documento, a iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF) mostra o desejo da população na criação de espaços urbanos ao ar livre, desde que possam estar de forma segura, garantindo-se o necessário distanciamento para que se evite a disseminação da covid-19. Para isso, destacam que é indispensável que os cuidados e recomendações feitas pelos profissionais de saúde sejam respeitados na implementação da medida.

 

Saiba Mais

A Rede Urbanidade avalia que políticas como essa podem dar novos sentidos aos espaços urbanos e gerar qualidade de vida para a população, sem a necessidade de grandes investimentos como destaca o documento divulgado. “Esperamos que essa iniciativa ultrapasse as fronteiras do Plano Piloto e possa alcançar também as demais regiões administrativas do Distrito Federal, de modo que seus moradores também tenham o direito de desfrutar de semelhantes espaços de convívio social”.

 

A nota aponta ainda que “de tanto vivermos em ambientes degradados, chegamos mesmo a acreditar que esse é o único mundo possível. Porém, o tempo deve mostrar que essa medida poderá ser especialmente benéfica para os moradores da região e para o comércio local que aos poucos viu sua clientela ser afugentada pela má qualidade da vida urbana nesse espaço”.

 

Esporte e lazer

 

Desde 9 de junho, por meio de decreto, a W3 Sul passou a ter o trânsito de ônibus e automóveis interrompido entre as quadras 503/703 e 515/715 Sul, aos domingos e feriados, das 6h às 17h. Com a proposta, a via se tornou exclusiva para caminhadas, corridas, passeios de bicicletas e veículos não motorizados. Estão proibidas atividades recreativas e esportivas que gerem aglomerações. Também não é permitida a comercialização de produtos por vendedores ambulantes.

 

A Rede registrou que já nos primeiros dias de aplicação do decreto, foi possível ver a área ocupada por cadeirantes, idosos, jovens, adultos e crianças, a pé e de bicicleta. Destacou também a importância de que haja um planejamento para que as atividades que vierem a ser permitidas no local possam conviver harmoniosamente com a vizinhança e para que as pessoas sejam previamente informadas sobre as rotas alternativas para os automóveis e sobre o novo itinerário e pontos de embarque e desembarque dos meios de transporte coletivo.

 

*Com informações do MPDFT 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags