Correio Braziliense
postado em 17/06/2020 15:22
A Justiça determinou que o Governo do Distrito Federal (GDF) realize a transferência de um idoso, de 83 anos, em estado grave pela covid-19 para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A filha do paciente entrou com uma ação para conseguir a vaga na rede pública. Após a decisão, o secretário de Saúde Francisco Araújo recebeu uma intimação, na segunda-feira (15/6). O descumprimento gera multa de R$ 100 mil. Cabe recurso.Segundo o processo, a filha do idoso afirmou que ele recebeu o diagnóstico positivo da doença em 3 de junho. O teste foi realizado no Hospital Regional de Planaltina (HRP), onde o paciente está internado atualmente. A mulher explicou que o pai apresenta com “insuficiência respiratória, foi entubado, sedado e colocado em ventilação mecânica, mas precisa ser transferido, urgentemente, para uma UTI.”
Ao pedir a transferência do idoso para um leito de terapia intensiva, foi informada que não havia nenhuma vaga disponível no HRP. Com a negativa, a filha levou o caso à Justiça. O juiz Daniel Eduardo Branco Carnacchioni analisou o relatório médico do paciente. “O estado de saúde do autor evoluiu muito rápido para quadro grave, com insuficiência respiratória e ventilação mecânica. O estado de saúde é gravíssimo e o autor está em risco iminente de morte”, destacou.
Saiba Mais
Depois de embasar a decisão, o juiz pediu a intimação da Secretaria de Saúde, para que a ocorresse a transferência do paciente para um leito de UTI disponível em qualquer hospital da rede pública. O Correio entrou em contato com a pasta para conseguir informações se o idoso foi transferido, se há atualizações do estado de saúde dele e o motivo de o encaminhamento não ter sido realizado antes da deliberação judicial. Entretanto, até a mais recente atualização desta matéria, não obteve retorno.
*Com informações do TJDFT
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.