Cidades

Profissionais de saúde fazem curso para atender pacientes com covid-19

Mais de 100 enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas passaram pelo curso:ideia é dar mais segurança aos infectados e evitar contágio pela doença

Mais de 100 profissionais de saúde do Hospital de Base realizaram uma semana de treinamento para atuar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes diagnosticados com covid-19. O curso durou uma semana e foi finalizado na terça-feira (16/6). Participaram enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas.

O objetivo da formação, realizada pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), foi preparar os profissionais para lidar com os pacientes em estado grave e, assim, evitar o contágio e a disseminação do vírus. De acordo com Sergio Costa, diretor-presidente do instituto, foram estabelecidos protocolos e procedimentos específicos para lidar neste período de pandemia, que “servem exatamente para proteger os colaboradores e dar mais segurança ao paciente”.

Saiba Mais

O diretor-presidente destaca que a preparação dos servidores é uma medida que segue orientações do GDF para a rede pública de saúde, “para que o combate ao novo coronavírus seja eficaz e eficiente e aconteça da maneira mais segura possível para os profissionais de saúde que estão na linha de frente.”
 
O curso é oferecido mais de uma vez aos profissionais de saúde, que começa com a paramentação e segue com orientações sobre limpeza das mãos, máscaras, óculos, touca, máscaras Face Shield, luvas, capotes amarrados para trás, e mais uma luva. Depois, tudo se repete no sentido inverso com muito mais cuidado porque os equipamentos já poderão estar contaminados.

A chefe de enfermagem das UTIs e responsável pelo treinamento da equipe, Luanna Camaro, explica que o treinamento “rompe a primeira barreira, que é a do medo. Assim, cria-se um vínculo de confiança entre todos". "Porque ninguém atua sozinho dentro de uma UTI. É um trabalho em grupo cujo melhor resultado está em dar alta ao paciente e mandá-lo de volta pra casa”, explica.