Cidades

Profissionais de saúde fazem curso para atender pacientes com covid-19

Mais de 100 enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas passaram pelo curso:ideia é dar mais segurança aos infectados e evitar contágio pela doença

Correio Braziliense
postado em 17/06/2020 16:35
Mais de 100 profissionais receberam o treinamentoMais de 100 profissionais de saúde do Hospital de Base realizaram uma semana de treinamento para atuar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes diagnosticados com covid-19. O curso durou uma semana e foi finalizado na terça-feira (16/6). Participaram enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas.

O objetivo da formação, realizada pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), foi preparar os profissionais para lidar com os pacientes em estado grave e, assim, evitar o contágio e a disseminação do vírus. De acordo com Sergio Costa, diretor-presidente do instituto, foram estabelecidos protocolos e procedimentos específicos para lidar neste período de pandemia, que “servem exatamente para proteger os colaboradores e dar mais segurança ao paciente”.

Saiba Mais

O diretor-presidente destaca que a preparação dos servidores é uma medida que segue orientações do GDF para a rede pública de saúde, “para que o combate ao novo coronavírus seja eficaz e eficiente e aconteça da maneira mais segura possível para os profissionais de saúde que estão na linha de frente.”
 
Os profissionais recebem o curso mais de uma vezO curso é oferecido mais de uma vez aos profissionais de saúde, que começa com a paramentação e segue com orientações sobre limpeza das mãos, máscaras, óculos, touca, máscaras Face Shield, luvas, capotes amarrados para trás, e mais uma luva. Depois, tudo se repete no sentido inverso com muito mais cuidado porque os equipamentos já poderão estar contaminados.

A chefe de enfermagem das UTIs e responsável pelo treinamento da equipe, Luanna Camaro, explica que o treinamento “rompe a primeira barreira, que é a do medo. Assim, cria-se um vínculo de confiança entre todos". "Porque ninguém atua sozinho dentro de uma UTI. É um trabalho em grupo cujo melhor resultado está em dar alta ao paciente e mandá-lo de volta pra casa”, explica.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags