Cidades

Isolamento social cai 10% no DF; Ceilândia lidera ranking de descumprimento

O GDF tem realizado o monitoramento diário, a cada 12 horas. Na próxima semana, serão feitas ações específicas em cada região

Correio Braziliense
postado em 18/06/2020 12:27
Ceilândia, cidade com mais casos confirmados e mortes decorrentes da covid-19, é a que mais tem desrespeitado as medidas de prevenção implementadas pelo governoO índice de isolamento social no Distrito Federal cai a cada dia. O relatório mais recente elaborado pela Casa Civil mostra uma queda de quase 10% no cumprimento da quarentena, em relação à semana passada. A medida é uma das ações do GDF de prevenção à disseminação do novo coronavírus.

Ceilândia, cidade com mais casos confirmados e mortes decorrentes da covid-19, é a que mais tem desrespeitado as medidas de prevenção implementadas pelo governo. Na semana passada, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), decretou o fechamento dos comércios considerados não essenciais da região, por 72 horas, para tentar conter o número de contaminados, no entanto, a suspensão das atividades não surtiu o efeito esperado.

O subsecretário de Inovação da Casa Civil, Paulo Medeiro, ressalta que a reabertura dos comércios no DF e o afrouxamento do isolamento não significam que os brasilienses devem parar de respeitar a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção e o distanciamento. “A cada dia tem mais aglomeração. O descumprimento está crescendo também no Sol Nascente. Isso é refletido no aumento de casos. Se continuar assim, vai aumentando”, disse. 

Saiba Mais

O GDF tem realizado o monitoramento diariamente, a cada 12 horas. “Estamos fazendo esse mapeamento porque, a partir da próxima semana, serão realizadas ações específicas em cada região”, conta o secretário. Sobre Ceilândia, Paulo destacou que o fechamento dos comércios na última semana tinha a intenção de alertar a população. “Precisávamos tomar atitudes mais severas nesse sentido. Fizemos um teste para olhar, mas não teve efeito”,  afirma.

No ranking mais atualizado divulgado na noite de quarta-feira (17/6) pelo Casa Civil, as cidades que mais desrespeitam o isolamento, além de Ceilândia são Planaltina, Gama e Sobradinho 2. No fim da lista, estão Varjão, Águas Claras, Núcleo Bandeirante e Arniqueiras

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags