Cidades

Saúde amplia carga horária de servidores de Ceilândia e Brazlândia

Profissionais da área estão se afastando por estresse, esgotamento mental e depressão, além dos casos de covid-19

Correio Braziliense
postado em 18/06/2020 13:52
Servidores das UTIs foram os que mais sofreram com ampliação de carga horáriaA Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) ampliou a carga horária para 136 servidores lotados nos hospitais regionais de Ceilândia e de Brazlândia. Antes, os profissionais trabalhavam 20 horas semanais, agora tiveram a ampliação da jornada de trabalho para 40 horas. A publicação saiu na última quarta-feira (17/6), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

A ampliação contemplou 83 servidores do Hospital Regional de Ceilândia (HRC) e 53 do Hospital Regional de Brazlândia (HRBz). Os enfermeiros dos setores de emergência, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outros serviços relacionados à assistência direta ao paciente foram os que mais passaram pela ampliação da carga horária 

“Essas ampliações garantem às unidades contempladas melhores condições para gerenciar o agravamento do déficit de pessoal em razão da pandemia. O absenteísmo por adoecimento dos servidores da linha de frente inviabiliza as escalas e sobrecarrega os demais servidores em atividade”, avalia a subsecretária de Gestão de Pessoas, Silene Almeida.

Saiba Mais

Segundo a gestora, muitos profissionais estão se afastando por estresse, esgotamento mental e depressão, além dos casos de covid-19. “A gestão central está preocupada em garantir as condições de trabalho necessárias. Para tanto, dentre outras ações viabilizou a ampliação de carga horária”, informa.

Ampliação 

 
De acordo com Silene, a estratégia adotada pela gestão é ampliar carga horária de acordo com o serviço, considerando se vai haver a abertura ou aumento de um serviço, bem como o incremento em setores onde a situação é mais crítica em relação ao déficit.

Para isso, os gestores locais apresentam a demanda, que é analisada e instruída pela Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep), anexando a justificativa técnica para concessão ou não com posterior deliberação do secretário.

“Essa é a etapa de autuação e instrução. Para a execução, dependemos da análise da equipe da Secretaria de Economia, que é a área competente para deliberar sobre orçamento e financeiro”, explica.

Necessidade


A SES/DF esclareceu que o secretário de saúde, Francisco Araújo, instalou o gabinete especial na Ceilândia no último dia 4 e constatou a necessidade da ampliação de carga horária para fortalecer as equipes que estão na linha de frente do enfrentamento da pandemia do coronavírus, além de outras medidas como ampliação de leitos de UTI e instalação do hospital de campanha ao lado do HRC.

Diante disso, ele solicitou à superintendência que levantasse as necessidades de ampliação de carga horária dos setores mais críticos da Região Oeste para que fossem empreendidas gestões junto à Secretaria de Economia com o objetivo de liberação do orçamento e recurso financeiro. Na oportunidade, o vice-governador do DF, Paco Britto, esteve na visita e na instalação do gabinete na Ceilândia e garantiu o apoio para a concretização da demanda.

“Os servidores são o nosso capital mais valioso. Desde o início dessa gestão, sob a determinação do Governador Ibaneis, temos envidado esforços para valorizar os profissionais de saúde. Essa ampliação atende à necessidade da rede e contempla quem está na linha de frente dessa guerra! Reconhecemos o valor de nossas equipes!” finaliza o secretário de Saúde.

*Com informações da Secretaria de Saúde



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags