Publicidade

Correio Braziliense

Pudim sob medida: doceira ensina como preparar a sobremesa perfeita

Todas as sextas e terças-feiras, vamos resgatar algumas das receitas publicadas na coluna Encontro com o chef, que sai aos domingos na Revista do Correio, para você surpreender as pessoas com quem divide a quarentena


postado em 23/06/2020 08:00 / atualizado em 23/06/2020 14:12

 

(foto: Editoria de Arte/CB/D.A.Press)
(foto: Editoria de Arte/CB/D.A.Press)

Que tal aproveitar o período de isolamento social para descobrir – e aperfeiçoar – os dotes culinários? Todas as sextas e terças-feiras, vamos resgatar algumas das receitas publicadas na coluna Encontro com o chef, que sai aos domingos na Revista do Correio, para você surpreender as pessoas com quem divide a quarentena e – por que não? – se presentear com um prato delicioso.

Em busca do pudim perfeito!

Clássico da confeitaria, o pudim de leite, pode-se dizer sem medo de errar, é o doce favorito de muitos brasileiros. E se bateu aquela vontade desesperada de comer um nesta quarentena, uma boa pedida é seguir a receita de Angela Silveira. A doceira passou quatro anos fazendo testes e experimento até chegar ao pudim perfeito, como ela contou na coluna publicada em abril de 2018, e tomar coragem de comercializar as suas delícias.

Na ocasião, Angela ensinou, inclusive, a preparar o extrato caseiro de baunilha. “A fava da baunilha, um produto importado, é vendida aqui, em média, por R$ 35. Se fosse usar uma fava para cada pudim, ficava impraticável”, explica. E ela garante que a essência de baunilha, vendida por trocados em qualquer supermercado, não dá nem de longe o sabor desejado.

Angela compartilhou ainda com os leitores o segredo para obter um pudim lisinho. os furos ocorrem quando o pudim assa demais e os ovos coagulam. “Por isso, o tempo de forno é tão importante”, ressalta. Outra dica valiosa é sempre untar a forma antes de pôr a calda. “Isso evita que o pudim rache na hora de desenformar”, justifica.
Mãos à obra!


Receita
Pudim de baunilha

 

(foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

 

Ingredientes
4 ovos
1 lata de leite condensado
325ml de leite integral
15ml de extrato caseiro de baunilha (veja receita abaixo) ou de extrato puro de baunilha
200g de açúcar
100ml de água quente

Modo de fazer
Bata o leite e os ovos no liquidificador. Quando estiverem bem misturados, acrescente o leite condensado e a baunilha e continue a bater. Reserve.
Para preparar a calda, coloque o açúcar em uma panela e, em fogo baixo, vá mexendo. Acrescente a água, com cuidado, e mexa até o açúcar se dissolver.
Em uma forma untada com manteiga ou margarina, coloque a calda quando estiver fria. Acrescente a massa do pudim, cubra com papel-alumínio e leve ao forno em banho-maria — encha a forma externa com 3/4 de água.
Deixe assar por uma hora a uma hora e meia em forno baixo (180ºC). O tempo de assamento vai depender do forno.
Desenforme e leve à geladeira.

Extrato de baunilha caseiro
Ingredientes
8 favas de baunilha
1/2 litro de vodca

Modo de fazer
Abra as favas de baunilha ao longo do talo e raspe com a faca os pontinhos pretos.
Em um recipiente com tampa, coloque as favas, os pontinhos raspados e a vodca.
Deixe, de preferência na geladeira, curtindo por um ano.

Serviço
Baunilha Pudim
Instagram
: @baunilhapudim

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade