Cidades

Hospital de Base participa de programa para informar profissionais de saúde

Objetivo é treinar profissionais de unidades básicas de saúde (UBSs) que atendem pacientes com a covid-19

Correio Braziliense
postado em 25/06/2020 13:50
Projeto inclui videoaulas e informação para os profissionais de saúdeO projeto "Guia existencial para enfrentamento da pandemia na atenção primária à saúde" tem o objetivo de levar informações aos profissionais que prestam atendimento a pacientes com covid-19 nas unidades básicas de saúde (UBSs) por todo o Brasil. O Hospital de Base (HB) integra a ação com participação do cardiologista José Antonio Barbosa em videoaula sobre ressuscitação cardiopulmonar em pacientes confirmados ou suspeitos de terem o vírus. O Instituto de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) também participa do projeto. 

“É importante levar o máximo de informações a todos os profissionais que atendem aos usuários do SUS. Desde os municípios mais distantes até as zonas rurais, aldeias, onde tiver uma Unidade Básica de Saúde funcionando”, ressalta o cardiologista. “Como ninguém escolhe onde vai enfrentar uma situação grave, é melhor estarem todos preparados”.

Saiba Mais

O projeto é realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que atualizam os protocolos que foram modificados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia com a chegada do coronavírus.

José Antonio lembra que a covid-19 é uma doença nova, que todos os treinamentos são atualizados constantemente. “Além disso, uma das nossas grandes preocupações é com a desparamentação – a retirada dos equipamentos individuais de proteção quando termina um atendimento, pois é quando tem acontecido o maior número de contágio de profissionais de saúde”, diz o cardiologista.


“Tudo isso é determinante para uma prestação de serviço com mais qualidade e humanizado num momento tão crítico como esse que estamos vivendo com a pandemia”. destaca o diretor. 

*Com informações da Agência Brasília

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags