Cidades

Preso um dos suspeitos de espancar o artista Jhamau Sant'anna

O crime ocorreu em agosto de 2019, na Ceilândia: criminosos atacaram a vítima brutalmente

Correio Braziliense
postado em 30/06/2020 16:50
Jhamau foi brutalmente espancado por dois criminososA Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu temporariamente um dos suspeitos da tentativa de homicídio cometida contra o grafiteiro e punk rapper Jhamau Sant’anna, vulgo Kaninez. Ele foi detido na última segunda-feira (29/6). O crime ocorreu em 16 de agosto do ano passado, quando a vítima foi atacada por dois bandidos, em uma via pública da QNN 17, em Ceilândia. Inicialmente, a investigação ficou a cargo da 19ª Delegacia de Polícia (Setor P Norte), no entanto, foi encaminhada para apuração da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual, ou Contra a Pessoa Idosa, ou com Deficiência (Decrin).

No dia do crime, Jhamau Sant’anna foi espancado brutalmente por dois homens, em plena luz do dia. Os suspeitos chegaram até a quadra em um carro preto e iniciaram as agressões. Eles chegaram a usar um pedaço de pau para bater do rapper. A dupla fugiu após deixar o artista desmaiado na rua. Ele não morreu porque foi socorrido por moradores da região, que acionaram o Corpo de Bombeiros. Ele foi encaminhado em estado grave ao hospital e passou dois dias em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

O caso foi remetido à Decrin porque a principal suspeita era que os acusados seriam integrantes de supostos grupos neonazistas de Ceilândia. Assim, tratava-se de um crime motivado por ódio e intolerância, uma vez que a vítima integrava grupos de grafite, cujos trabalhos realizados em creches da região tinham sido encobertos por mensagens de cunho integralista, neonazista e de incitação ao ódio. 

A previsão era que o artista, em conjunto com outros grafiteiros da cidade, iriam cobrir as declarações preconceituosas no dia 18 de agosto. O evento tinha sido marcado pela organização do Mutirão de Grafite Antifascista, que decidiu adiar a ação após o ataque brutal ao integrante do grupo de artistas. 

Após mais de dez meses de investigação, a Decrin realizou um apelo à população de Ceilândia, pedindo denúncias anônimas que auxiliassem os agentes a identificar os dois criminosos que espancaram Jhamau. Com ajuda de moradores, além de recursos tecnológicos, os investigadores chegaram até um dos suspeitos, que é proprietário do veículo usado no dia do ataque. 

Com as provas coletadas durante a apuração do caso, a Justiça concedeu um mandado de prisão temporária contra o acusado. Em depoimento na delegacia especializada, ele negou ter participado do crime. Até o momento, o suspeito foi indiciado por tentativa de homicídio qualificado pela impossibilidade de defesa da vítima.

Agora, agentes da Decrin continuam as investigações para identificar o segundo envolvido no caso. Desse modo, os policiais poderão determinar a motivação do crime e, assim, também acrescentar uma nova qualificadora no crime. Consequentemente, os suspeitos responderão por tentativa de homicídio duplamente qualificado pelo motivo fútil (além da citada anteriormente).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags