Publicidade

Correio Braziliense

Pacientes internados recebem cartas dos familiares no Hospital do Gama

O intuito é humanizar a atenção dada aos pacientes que estão distantes do convívio familiar


postado em 01/07/2020 17:40 / atualizado em 01/07/2020 17:42

Uma caixa foi deixada para que os parentes e amigos possam colocar as cartas.(foto: Divulgação/Secretaria de Saúde)
Uma caixa foi deixada para que os parentes e amigos possam colocar as cartas. (foto: Divulgação/Secretaria de Saúde)
Para ajudar os pacientes que cumprem quarentena no Hospital Regional do Gama (HRG), a gerência de enfermagem do hospital criou o projeto “Cartas para uma pessoa única”. O intuito é humanizar a atenção dada aos pacientes que estão distantes do convívio familiar.

Uma caixa foi deixada para que os parentes e amigos possam colocar as cartas que serão lidas por uma enfermeira para os internados. Após a leitura, os papéis são descartados para evitar a contaminação.

Michelle Almeida, supervisora de enfermagem, relata a emoção dos pacientes ao receber as mensagens. Comovidos, eles agradecem a equipe e a oportunidade de poderem estar próximos, de alguma maneira, da família.

O momento de incerteza e dúvida sobre a doença é muito grande. Para isso, não existe idade. A fragilidade e situação de impotência são vividas tanto pelo paciente quanto pelo familiar. Decidimos fazer isso como forma de humanizar esse atendimento e encurtar essa distância”, diz. 

A supervisora explica que as mensagens têm trazido um pouco de conforto para os pacientes e que o próprio cartaz da ação, feito de forma manual intencionalmente, ressalta o principal: o paciente é único para quem o ama e insubstituível para quem o tem.

Para participar do projeto, a família é convidada na ocasião em que o paciente dá entrada na internação.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade