Cidades

'Confio no processo de compra dos insumos', diz Ibaneis sobre ação do MP

Nesta quinta-feira (2/7), o Ministério Público do DF cumpriu 74 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e em sete estados. A operação Falso Negativo, que apura ilegalidades na compra de testes para detecção do novo coronavírus pelo GDF

Correio Braziliense
postado em 02/07/2020 16:23
Ibaneis Rocha garantiu que não fará nenhuma exoneração por enquanto: governador aguarda provas do superfaturamento“Tenho convicção que os servidores serão inocentados quando os fatos forem apurados”, declarou o governador Ibaneis Rocha (MDB), após integrantes do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) deflagrarem, nesta quinta-feira (2/7), a operação Falso Negativo, que apura ilegalidades na compra de testes para detecção do novo coronavírus pelo GDF

O chefe do Executivo local disse que “confia plenamente no processo de compra de insumos e medicamentos para o enfrentamento da covid-19”. Ele ressaltou, ainda, que, desde o início da crise com a Controladoria do Distrito Federal, acompanha todos os passos dos processos de licitação e que vai esperar a apuração dos fatos. “Estou, inclusive, reforçando a fiscalização de todos os procedimentos na Secretaria de Saúde”, afirmou. 

Na ação, houve o cumprimento de 74 mandados de busca e apreensão, no Distrito Federal e em sete estados (Goiás, Santa Catarina, São Paulo, no Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná e na Bahia). A suspeita é de que houve superfaturamento na aquisição dos insumos.
 

Baixa qualidade
 

Operação do MPDFT apontou superfaturamento no processo de compra dos insumos
Segundo o MPDFT, há evidências de que as marcas escolhidas seriam "imprestáveis" ou de baixa qualidade para uma detecção eficiente do vírus. O somatório do valor das dispensas de licitação supera R$ 73 milhões. O processo corre em sigilo.

O emebedista argumentou que teve problemas no início das compras dos insumos para o combate ao coronavírus, principalmente de testes. “Em determinado momento, chegaram a um preço absurdo e é por isso que eles estão falando em superfaturamento. Mas, até prova em contrário, eu vou estar do lado desses servidores, aguardando as apurações, porque sei que eles terão todo direito a defesa”, defendeu. 

Saiba Mais

De acordo com Ibaneis, se, ao final ficar comprovado qualquer envolvimento deles, “ficará muito triste, principalmente porque gozam de toda confiança da equipe da saúde”. O governador negou qualquer exoneração por enquanto. “Cabe ao Judiciário analisar os fatos, aos servidores apresentarem suas defesas e ao Ministério Público, que é o fiscal do patrimônio, acompanhar o processo. Nós sabemos de todas dificuldades que estão sendo impostas aos estados para poder fazer compras durante essa crise do covid-19. Para se ter uma ideia, esses medicamentos que agora estão em falta para fazer a intubação das pessoas em estado mais grave, eram encontrados no mercado até bem pouco tempo, mas agora as empresas os recolheram, diminuindo a oferta para fazer que o preço suba durante a pandemia. É preciso que o Ministério da Saúde acompanhe esse fato e faça uma apuração do que aconteceu, senão todos estarão em risco”, explicou o governador.
 
Por meio de nota oficial, a Secretaria de Saúde afirmou que todos os testes rápidos tem registro na Anvisa e "parâmetros de qualidade compativeis com o seu uso em saúde pública. A pasta esclaresse o Laboratórios Central (Lacen) analisou os laudos do INCQS atestando a qualidade dos testes. 
 
A secretaria ainda informa que os testes foram "adquiridos pelo menor preço ofestado pelas empresas participantes no processo de compra, não havendo, portanto, nenhum dano ao erário".  

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags