Cidades

Covid-19: 50 leitos de UTI para Ceilândia, Sobradinho e São Sebastião

Vagas foram montadas pelo Iges-DF e o investimento é de R$ 35,6 milhões

Correio Braziliense
postado em 02/07/2020 17:05

Com a nova remessa, o instituto responderá por 258 leitos de UTI para tratamento da doençaNesta quinta-feira (2/7), o diretor-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF), Sérgio Costa, anunciou que mais 50 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) serão montados. As vagas são voltadas para pacientes com covid-19 e serão distribuídas em três Unidades de Pronto Atendimento (Upas), sendo 20 em Ceilândia, 20 em Sobradinho e 10 em São Sebastião. O investimento é de R$35,6 milhões.

 

Todos os leitos contarão com suporte completo, incluindo ventiladores pulmonares, equipamentos de hemodiálise, pontos de gases medicinais, monitores multipârametros, bombas de infusão, cardioversores. Além deles, outros aparelhos que estão chegando serão instalados.

 

Saiba Mais

Durante a visita, Sergio Costa ressaltou que a maneira como o governo irá operar influencia no salvamento de vidas. “A grande questão, nesse momento, é a capacidade que nós temos de implantação de ações e serviços em saúde, de leitos de UTI e de leitos de retaguarda em resposta a esse cenário crítico. Precisamos estar preparados, focados, com tempo de resposta ideal”, ressaltou o diretor-presidente.

 

Os leitos serão administrados por duas empresas contratadas por processo de dispensa de seleção. No método, empresas fornecem os equipamentos, medicamentos, recursos humanos e administram os leitos por modelo de gestão integrada, sob supervisão do Iges-DF.

 

No caso de pacientes que necessitem de outros tipos de atendimento, as três UPAs também serão usadas. Devido a isso, as alas que receberão esses pacientes estão sendo isoladas com divisórias e contam com sala de paramentação e desparamentação, evitando a contaminação em outros setores. Antes, já tinham sido erguidas tendas na área externa para atender pacientes com suspeita e casos confirmados da covid-19.

 

 

O Iges-DF já contava com 

100 leitos de UTI com respiradores para covid-19 abertos no Hospital Regional de Santa Maria,

 42 na UPA do Núcleo Bandeirante e 66 no Hospital de Base, totalizando 208 vagas. Com a nova remessa, o instituto responderá por 258 leitos de UTI para tratamento da doença.

 

*Estagiária sob supervisão de Nahima Maciel 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags