Cidades

Covid-19: Anvisa autoriza teste de vacina no DF pela UnB

O ensaio clínico também será realizado em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná

Correio Braziliense
postado em 04/07/2020 11:50
A vacina será estudada com o objetivo de avaliar a segurança e eficácia na imunização ativa contra a doença causada pelo Sars-CoV-2A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta sexta-feira (3/7), a autorização para os ensaios clínicos de fase III de uma possível imunização contra o novo coronavírus. A produção está a cargo da empresa chinesa Sinovac e será testada em 12 centros de pesquisa do país. No DF, a Universidade de Brasília (UnB) é a responsável pela realização dos testes.

Saiba Mais

A vacina será estudada com o objetivo de avaliar a segurança e a eficácia na imunização ativa contra a doença causada pelo Sars-CoV-2. Ela será feita a partir de cepas inativadas do novo coronavírus. 
 
A proposta prevê o teste de 9 mil pessoas no país, nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, além do Distrito Federal. O recrutamento dos voluntários é de responsabilidade dos centros que conduzem a pesquisa. 
 
O pedido de autorização foi realizado pelo Instituto Butantan. Para a aprovação, a Anvisa  analisou os dados das etapas anteriores de desenvolvimento do produto. Foram realizados estudos não clínicos em animais, cujos resultados demonstraram que a vacina apresenta segurança aceitável.

Também foram realizados estudos de fase I e II em seres humanos adultos saudáveis. Segundo a Anvisa, eles demonstraram segurança e imunogenicidade favoráveis com o esquema de duas doses da vacina. 
 
Este é o segundo teste da vacina contra o novo coronavírus autorizado pela Anvisa no Brasil. Em 2 de junho, a Agência autorizou o ensaio clínico da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, para prevenir a Covid-19
 
Com informações da Anvisa 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags